28/05/2014
São Paulo, 28 – A safra de café em 2014/15 no Vietnã, segundo maior produtor mundial atrás do Brasil, está projetada em 29,2 milhões de sacas de 60 kg, segundo estimativa inicial do Departamento de Agricultura do Estados Unidos (USDA). O resultado corresponde a um aumento de 200 mil sacas (cerca de 0,7%) em relação ao período anterior (29 milhões de sacas). Conforme o relatório do USDA, o clima favorável, com chuvas oportunas nas principais áreas de cultivo, promoveu o desenvolvimento dos grãos.
Áreas novas e replantadas também contribuem para empurrar o rendimento das lavouras para uma nível acima da média dos últimos cinco anos. A área cultivada com café no Vietnã continua a se expandir, apesar da recomendação do governo de se manter a área total em 500 mil hectares. Estima-se que este ano as plantações de café naquele país asiático ocupem cerca de 653 mil hectares, cerca de 2% maior ante os 633 mil hectares de 2013. De acordo com o USDA, os cafeicultores vietnamitas têm sido estimulados por condições climáticas favoráveis, maiores investimentos, incluindo técnicas adequadas de irrigação e aumento de aplicação de fertilizantes, além do plantio de variedades resistentes à ferrugem.
Segundo o USDA, a exportação de café pelo Vietnã deve alcançar recorde de 28 milhões de sacas em 2014/15, um aumento de 8% em relação ao período anterior (25,9 milhões de sacas). Os embarque são impulsionados “pela elevada oferta interna, previsão de alta dos preços internacionais e desenvolvimento contínuo da indústria de café solúvel no país”, diz o USDA. Nos primeiros sete meses da safra 2013/14 (outubro de 2013 a abril de 2014), o Vietnã exportou café para 70 países.
Os 14 principais mercados responderam por cerca de 80% do total das exportações de grãos verdes pelos vietnamitas. No período, a Alemanha substituiu os Estados Unidos como o maior importador. O consumo interno de café no Vietnã continua a crescer, informa o USDA. A cultura de cafeterias no varejo continua a se espalhar pelo país, com a presença de players gigantes, como Starbucks, Gloria Jeans, McCafe (McDonald’s) e Dunkin Donuts.
Em 2013/14, o consumo interno de café no Vietnã deve alcançar 2 milhões de sacas. A previsão inicial para 2014/15 é de 2,08 milhões de sacas, com uma taxa de crescimento médio de 4% ao ano.
Fonte: Agência Estado