26/05/2014 – A rede de cafeterias indiana, Café Coffee Day (CCD), citando como motivo a popularização do café em um mercado predominantemente consumidor de chá como a Índia, informou que está adicionando 150 cafeterias e 120 lojas Xpress em todo o país nesse ano fiscal. A CCD já tem mais de 1.500 cafeterias em cerca de 300 cidades da Índia e mais de 900 lojas Xpress em locais públicos, como hospitais, aeroportos e estações ferroviárias.
“Estamos com o objetivo de aumentar em 10% as lojas e em 18-20% as receitas durante esse ano fiscal (2014-15)”, disse o diretor executivo da CCD, Venu Madhav.
Ele também afirmou que há um potencial enorme no país para a abertura de mais cafeterias. “Indo pela demanda, existe potencial para 5.000 cafeterias na Índia. Uma medida de avaliar esse potencial é o número de shoppings na Índia – existem 800 shoppings no país e cada um pode ter uma cafeteria. Similarmente, cada área residencial, avenida, local de transporte de massa, etc., pode ter cafeterias”.
O preço médio da xícara de café da CCD quase dobrou, de 40 rúpias (US$ 0,68) em 2009 para 75 rúpias (US$ 1,28) para cappuccino agora. Madhav atribui esse aumento ao aumento dos custos dos aluguéis, que quase dobraram nos últimos três anos.
Com mais de 500.000 pessoas circulando nas cafeterias da CCD ao redor do país todos os dias, a rede, que obtém 60% de sua receita das vendas de bebidas, 35% de alimentos e 5% de produtos vendidos nos cafés, está tentando aumentar o consumo de café em casa.
“Estamos vendendo saquinhos de pó de café Filter Fresh e Trist por 125 rúpias (US$ 2,13) cada, e uma série de máquinas de café, da Stove-top Espresso, por 499 rúpias (US$ 8,53) à cafeteiras semiautomáticas ou automáticas que têm o preço de 4.499 rúpias (US$ 76,98) e 6.499 rúpias (US$ 111,20), respectivamente”, disse Madhav, que não mencionou o número de unidades de cafeteiras que já foram vendidas até agora.
De acordo com ele, existe um número crescente de apreciadores cuja demanda por cafés premium de origem única vendido nas cafeterias tem impulsionado a companhia a vender no varejo seus cafés especiais em pó. “Os consumidores adoram nossos cafés de estados de alta altitude, que compram por um preço premium. Dois estados populares de onde vendemos o café em pó que comercializamos em nossas cafeterias são Kathlekhan e Rajagiri”.
O pó de café comum também é comercializado no varejo nas lojas da CCD a preços a partir de 35 rúpias (US$ 0,59) por 100 gramas.
O consumo per capita de café na Índia também aumentou em quase 60%, para 86 gramas de 54 gramas há oito anos. Entretanto, especialistas da indústria disseram que existe espaço para aumentar o consumo per capita substancialmente. “Apesar de o Sul da Índia ser tradicionalmente um mercado consumidor de café, a proliferação de cafeterias em toda a Índia nivelou mais ou menos o consumo de café entre as regiões sul e norte”, disse o diretor executivo da Harish Bijoor Consults.
Para o consumo per capita de café aumentar aos níveis de países escandinavos e Estados Unidos, que estão em 2,7 quilos e 2,5 quilos, respectivamente, isso precisaria se tornar um hábito em casa (como ocorre no sul e no oeste) para as pessoas no norte e no leste, onde o café atualmente é um hábito de consumo fora de casa, graças à sua exposição às cafeterias.
A entrada da Starbucks no país em outubro de 2012, através de uma joint venture 50:50 com a Tata Global Beverages, chamada Tata Starbucks Ltd., está gerando uma competição acirrada com a CCD. Nos últimos 18 meses, a Starbucks estabeleceu 45 cafeterias na Índia.
A reportagem é do http://www.thehindubusinessline.com.
Em 23/05/14 – 1 Rúpia Indiana = US$ 0,01711
58,2982 Rúpia Indiana = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)