Depois de seis sessões consecutivas de alta, o café arábica fechou em queda na Bolsa de Nova Iorque (Ice Futures US) nesta sexta-feira (11). Em mais uma sessão volátil, os contratos para entrega mais próxima tiveram queda acima dos 470 pontos, mas não perderam o patamar dos US$ 2,00 libra-peso.
O vencimento maio fechou em 202,20 centavos de dólar por libra-peso e queda de 490 pontos. A máxima do dia para o contrato foi de 208,65 cents e a mínima de 199,8 cents, uma diferença de 880 pontos. Os contratos para entrega em julho fecharam em 203,55 cents / libra-peso e para dezembro em 208,10 cents / libra-peso, com queda de 485 e 470 pontos, respectivamente.
Além das incertezas sobre o tamanho da safra brasileira, cujas previsões de quebra estão se intensificando, o analista Eduardo Carvalhaes explica que os movimentos de compra e venda de contratos estão se intensificando e investidores fazem realização de lucros, após as fortes altas.
Apesar da queda pontual, o analista afirma que a semana teve saldo positivo, com 1620 pontos de alta.
A agência de notícia Reuters informou hoje que as previsões de chuvas no Brasil influenciaram a queda nos preços. Carvalhaes explica que se as chuvas previstas chegarem e forem muito fortes, elas só trarão prejuízo para esta safra, mas poderão ter algum efeito benéfico para a formação da safra 2015.
Fernanda Bellei
Fonte: Reuters