(Foto: Reprodução/TV Integração)
O produtor de café Clovis Carvalho, de Campos Altos , no Alto Paranaíba, ficou em terceiro lugar como melhor produtor do país e o melhor do cerrado no 23º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade do Café para Expresso, realizado no dia 14 de março em São Paulo. Essa foi a quinta vez que o produtor de 80 anos, sendo 63 deles dedicados ao café, ficou entre os premiados.
A paixão pela cafeicultura começou com o pai dele, com quem aprendeu a produzir. Atualmente, o café produzido por Clovis é exportado no mundo todo e por isso o cuidado com os grãos é rigoroso. “Existe uma posição certa de cortar o café e esse ano precisamos ficar atentos porque muitos grãos não se reproduziram de forma correta por conta do excesso de sol”, contou.
Segundo Clovis, a produção este ano deve chegar a três mil sacas. Desse número, ele consegue separar de 35% a 40% de grãos cereja para o café especial, que ele espera vender por pelo menos R$ 600 a saca.
Os dois certificados já chegaram até a fazenda do produtor, que agora separa um local especial na estante para guardar os diplomas. “Ganhar um certificado já seria muito bom, ganhar dois é melhor ainda. Espero continuar entre os melhores colocados todos os anos, aprimorando cada vez mais a minha produção”, comentou.