Pesquisas buscam desenvolver variedades de café com boa qualidade de bebida e resistência à seca.
Pesquisadores do Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad), da França, estão no Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), nesta quinta-feira (30) e sexta-feira (31), para avaliação das pesquisas que as duas organizações desenvolvem em conjunto na área de biotecnologia. “Estamos analisando resultados, discutindo a continuidade do que já fazemos e a possibilidade de abrir novas linhas de investigação”, informa Luiz Gonzaga Esteves Vieira, do Iapar.
A parceria para colaboração científica está no quinto ano e vai até 2009. O objetivo das pesquisas é obter variedades de café com boa qualidade de bebida e que sejam resistentes à seca. “Esses estudos estão possibilitando entender, por exemplo, o papel da sacarose em aspectos como tipo, corpo, acidez e aroma da bebida”, afirma Vieira. Sacarose é um tipo de açúcar presente nos frutos do cafeeiro. O pesquisador também conta que os projetos já resultaram na publicação de quatro artigos científicos em revistas de alto nível e na apresentação de mais de 10 trabalhos em congressos da especialidade.
Além dos especialistas do Cirad, pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Embrapa Café integram a rede que desenvolve esses estudos, sob a coordenação do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café – CBP&D/Café.
Assessoria de Imprensa do Instituto Agronômico do Paraná-IAPAR
Edmilson Gonçales Liberal – MTb 4782/PR
Rodovia Celso Garcia Cid, km 375
86001-970 Londrina-PR
Tel: 43 3376-2465 • Fax: 43 3376-2373
E-mail: imprensa@iapar.br