As áreas produtoras de café no Vietnã, maior produtor do grão robusta, vão provavelmente receber chuva nos próximos dias, o que deve amenizar preocupações de que o tempo seca reduza a colheita da próxima safra.
Com isso, os futuros em Londres caíram para mínimas de três semanas. Segundo o serviço meteorológico MDA, o planalto central do país deve receber precipitação neste final de semana, na próxima semana e nos primeiros dias de abril.
A temporada seca na região normalmente se estende ao longo do quarto mês do ano – a primeira chuva significativa não é esperada até maio. O MDA ainda completou que as chuvas não devem ser fortes na próxima semana e provavelmente não vão encerrar as condições de seca. Entretanto, nos próximos 11 a 15 dias vão ser um pouco mais notáveis, resultando em melhoras consideráveis.
Em Londres, o grão robusta encerrou o maior avanço anual em quatro anos esta semana, depois que as chuvas danificaram a safra do Brasil. Os preços subiram 21% em 2014, o maior avanço desde 2010, após sofrerem declínio por três anos consecutivos. A Associação de Café e Cacau do Vietnã (Vicofa, na sigla em inglês) reportou este mês que a seca vai reduzir a colheita do país. As informações são da Bloomberg.