17/02/2014
O consumo de café peruano cresceu em Lima e em outras províncias, especialmente nas cidades turísticas Cusco e Arequipa, devido a maior demanda de visitantes estrangeiros, afirmou a empresa Britt Peru.
O diretor regional do Grupo Britt para a América do Sul, José Antonio Vásquez, indicou que se observa uma mudança nos hábitos do consumidor, o que leva à previsão de um crescimento animador nos próximos anos.
“O consumo per capita de café no país vem aumentando nos últimos cinco anos, situando-se agora em cerca de 500 gramas, o que reflete que o gosto e a cultura de consumo de café do peruano estão aumentando”.
Ele disse que fora de Lima, há um importante consumo de café em Cusco e Arequipa, por serem cidades turísticas; assim como em Moyobamba e Tarapoto (ambos em San Martín), Jaén (Cajamarca) e Villa Rica (Junín), que também apresentam crescimento no consumo. Isso favoreceu a abertura de 12 lojas em Lima, Cusco e Paracas (Ica), além da próxima abertura de duas lojas a mais em Arequipa.
“Atualmente, contamos com lojas em Urubamba (Cusco), no Hotel Tampo do Inca e no Hotel Paracas em Inca, ambos da cadeia Libertador e, para março, termos projetada a abertura de dois locais no aeroporto de Arequipa, um Britt Shop e um Travel Zone”.
Ele disse que, com o café, a empresa tem presença em hotéis e restaurantes de primeira categoria a nível nacional em toda a rota de turista nacional e estrangeiro.
Além de abastecer o mercado nacional, a empresa exporta café peruano como produto terminado a países como Chile, Estados Unidos e com envios pontuais a China, Bolívia e Brasil. Outro produto bandeira do Britt Peru, presente no país por nove anos, são os chocolates, elaborados com cacau gourmet com frutas e sementes exóticas.
A reportagem é do http://www.andina.com.pe, / CafePoint