Durante o dia ontem 14/02/2014 Guaxupé foi a sede de um importante evento para a cafeicultura do Sul de Minas, com Organização da EMATER de São Pedro da União, Fernando Barbosa ( Arruda São Pedro ), o cafeicultor Presidente do Conselho do Café do Sul e Sudoeste de Minas ( Emidinho Madeira ), e apoio da AMOG, COOXUPÉ, AVOZ DO CAMPO, Peabirus(Sergio Parreiras Pereira) e a cobertura de diversos meios de comunicação, acreditamos que os mais de 80 participantes que compareceram a AMOG puderam ver que na união, busca de parcerias, apoio governamental e com muita força de vontade, é possível produzir e vender café e fazer disso um negócio rentável, claro precisa-se de muita coisa e não é nada fácil mas ficou a certeza de que sozinhos é bem mais difícil se chegar á algum lugar.
As homenagens prestadas aos que lutaram pela renegociação das dívidas e com isso ajudaram a amenizar um pouco as dificuldades do momento crítico que vivia a cafeicultura é uma prova de que nada é fácil porém também não é impossível. O Eng. Agrônomo Msc. Paulo Henrique Leme em sua brilhante palestra nos mostrou e abriu os olhos de todos sobre como é o Marketing do Café e como essa ferramenta pode trazer sucesso aos empreendedores que souberem trabalhar com elas.
Países como a Colômbia levaram mais de 50 anos e muitos milhões em investimentos para ter hoje um café reconhecido mundialmente pela qualidade. Nos resta não apenas ser o maior produtor de café do mundo mas partir para novos rumos e buscar novos métodos de vender nosso café e para isso a qualidade é importante, alias estamos muito atrás inclusive de regiões como o Cerrado Mineiro e Matas de Minas, do contrário ficaremos apenas lamentando os preços baixos do café.
Os companheiros da Programa Avoz Do Campo deslocaram-se do Rio Grande Do Sul e gravaram um programa exclusivo sobre “Café” com cerca de duas horas de duração, veiculado em cadeia por mais de 20 emissoras de rádio, e mostraram um pouco do trabalho que desenvolvem em favor da Agricultura Brasileira, compartilhamos do mesmo sonho e esperamos um dia ver esse nosso Brasil ter verdadeiramente o título de celeiro do mundo e que cada agricultor tenha orgulho de morar, cultivar, e produzir seus frutos no campo e levar alimentação de qualidade para os que moram nas cidades e receba em troca preços justos que lhe dê dignidade, possibilidade de investir e se tecnificar, enfim que possa tirar do seu trabalho a prosperidade de toda família e que isso seja passado para as próximas gerações.
Agradecemos ao Presidente da Amog, Alvaro Mariano Junior (Alvinho) pelo apoio e por liberar o local para realizarmos o eventos, agradecemos Cooperativa Cooxupé em nome do Presidente Carlos Paulino e do Jorge Florencio Gerente de Marketing, ao Sr. Emidinho Madeira, pelo auxílio na organização do evento, e a todos que colaboraram para que dessemos um pequeno passo mas que sejo o primeiro de uma caminhada que nos leve ao resultado esperado que é ver a Cafeicultura do Sul de Minas em lugar de destaque.
Fotos e Texto: Luiz Henrique Brigagão Eng. Agrônomo/Emater-São Pedro da União Colaboração: Nelson Carlos da Silva