Previsão é de novos temporais no estado durante o Natal e o réveillon
Rodrigo Bertolucci
O secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, disse que haverá uma redução de 200 mil litros de leite dos 1,2 milhão produzidos diariamente na região Noroeste, uma das mais atingidas com os temporais desta semana. O motivo é a dificuldade de escoamento
da produção por causa do alagamento das estradas. Dois rios do Norte e Noroeste do está-do estão em alerta máximo devido ao risco de transborda-mento. A produção de leite poderá cair em até 20%.
— Estamos restabelecendo as estradas rurais. Nos locais onde a água ainda não baixou, não conseguimos realizar o trabalho — afirma o secretário, informando que Bom Jesus do Itabapoana foi um dos municípios mais prejudicados com as fortes chuvas.
No município de Varre-Sai, os produtores de café também encontram dificuldade para escoar o produto.
— Ainda não temos o levantamento do prejuízo total. Em Varre-Sai, não podemos escoar o café, por isso deslocamos para lá máquinas que fazem a manutenção da cidade. Estamos aumentando de 60 para 90 o número de equipamentos. A expectativa, se o tempo ajudar, é em uma semana restabelecer 90% das estradas rurais, o que é um prazo recorde para nós — diz Christino Áureo.
Previsão de sol nesta semana
Esta semana promete ser de sol, segundo o meteorologista Alexandre Nascimento, do Instituto Climatempo:
— O tempo estará bom e com pouca chuva no estado na última semana da primavera. O primeiro dia de verão, que começa oficialmente às 15hllm de sábado, será bem típico da estação, com sol, calor e pancadas de chuva.
Ainda de acordo com o meteorologista, há previsão de chuvas fortes na semana do Natal e do réveillon.
— Há, inclusive, risco de temporais durante as festas. Em janeiro, podemos ter bastante chuva, principalmente na primeira quinzena, com risco de temporais novamente — diz Nascimento.
Segundo o sistema de alerta de cheias do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), os rios Muriaé e Itabapoana estão em situação de risco. O primeiro passa por quatro cidades: Cardoso Moreira, Laje do Muriaé, Italva e Itaperuna. Mas o alerta máximo atinge apenas o trecho que cruza o município de Laje do Muriaé. O segundo cruza o município de Bom Jesus de Itabapoana. j Anteontem, o secretário estadual de Agricultura percorreu as cidades de Itaperuna, Natividade, Varre-Sai e Bom Jesus de Itabapoana. Outra equipe sobrevodu Laje do Muriaé, Porciüncula, Cardoso Moreira, Italva e parte do município de Campos.
— O Rio Itabapoana transbordou e invadiu muitas áreas rurais com as fortes chuvas, o que prejudicou a produção agrícola da região — avalia o secretário.
A Defesa Civil já entregou colchonetes e cestas básicas para as pessoas acolhidas em abrigos.