A Nestlé perdeu a patente de uma de suas máquinas Nespresso de preparo de café de dose única, no mais recente revés sofrido por uma de suas marcas que mais crescem. O Instituto Europeu de Patentes (EPO, na sigla em inglês) revogou a patente, que cobria a máquina Pixie, de baixo custo, em um processo oral em 19 e 20 de novembro, segundo informou Rainer Osterwalder, um porta-voz do EPO em Munique.
A Nestec SA, a unidade da Nestlé que tinha a patente, poderá recorrer da decisão assim que as atas completas do processo forem divulgadas, dentro de algumas semanas, disse ele.
A Nestlé, a maior fabricante de café do mundo, já disse que as máquinas Nespresso são protegidas por 1.700 patentes. Mesmo assim, até hoje a companhia não conseguiu conter a invasão das imitações de cápsulas de café mais baratas de concorrentes como a D.E. Master Blenders 1753 e a Mondelez International. No mês passado, uma comissão de recursos do EPO anulou outra patente Nespresso e em abril a Nestlé perdeu uma batalha para impedir a fabricante de cápsulas de café britânica Dualit de produzir essas cápsulas no Reino Unido.
“Estamos desapontados com a decisão” que “não reconhece as inovações exclusivas próprias do design do sistema Nespresso”, disse Diane Duperret, uma porta-voz da marca. A Nespresso decidirá se vai apelar da decisão assim que o EPO publicar a sentença, acrescentou ela.
A patente cobria uma unidade de infusão “que é de concepção mais simples e custo menor em comparação a unidades de infusão já existentes”, afirma a especificação de patente encaminhada ao EPO. Em 2011, a Nestlé lançou a Nespresso Pixie, que custa € 149 (US$ 201) em seu site na internet, contra os € 599 de sua máquina Gran Maestria.
Lançada em 1986, a Nespresso acabou se tornando uma das marcas de maior crescimento e lucratividade da Nestlé. Em 2010, ela respondeu por cerca de 15% do crescimento da Nestlé, segundo o analista da Nomura David Hayes.
A companhia suíça previu em abril que a marca poderá registrar vendas adicionais de 500 milhões de francos suíços (US$ 549 milhões) este ano. A Nestlé parou de informar detalhes sobre as vendas da marca Nespresso no ano passado.
A patente foi derrubada em resposta à oposição dos concorrentes, embora isso não mude a “atual situação competitiva”, uma vez que a Nespresso diz não ter processado nenhum fabricante das cápsulas genéricas baseadas em sua patente.
“A proteção de nossa propriedade intelectual é um componente importante de nossa estratégia de negócios, mas nosso sucesso continuará sendo guiado por nossa capacidade em superar as expectativas do consumidor com o fornecimento de produtos e serviços de qualidade excepcional”, disse Duperret.
No mês passado, a Nestlé anunciou vendas para os primeiros meses do ano que ficam abaixo da meta para o ano como um todo. As vendas no primeiro semestre da marca Nespresso tiveram um crescimento porcentual de “dois dígitos” numa base que exclui as oscilações cambiais, as aquisições e as alienações, informou a Nestlé em 8 de agosto. A Nespresso está criado variedades de produtos e crescendo em regiões como os Estados Unidos para alimentar as vendas. A marca possui seis pontos de venda de varejo neste mercado, depois da abertura de uma loja em Beverly Hills, na Califórnia, no mês passado.
As informações são do Bloomberg,