Durante a noite de premiação do I Prêmio da Região do Cerrado Mineiro, no dia 17 de outubro, uma mesa especial chamou a atenção dos convidados. Flores, frutas, chocolates e caramelos harmonizam perfeitamente com o anfitrião da noite, o café.
A barista Paula Dulgheroff, do Mundo Café, preparou um mesa especial para a Degustação dos Cafés finalistas do Prêmio. A barista recebeu da Federação dos Cafeicultores do Cerrado a descrição das nuances de cada café e a partir dessas informações criou recipientes que davam aos presentes a oportunidade de sentir os aromas e as nuances características de cada finalista. Para isso flores, frutas, caramelo, chocolate e outros itens foram usados despertando naqueles que bebiam o café uma experiência sensorial única.
Após sentir o aroma dos cafés, os convidados puderam provar a bebida em taças, assim como os vinhos. A barista explica que, com esse método se busca mostrar que o café é uma bebida gourmet e vai muito além do cafezinho da xícara e, além disso, na taça a percepção dos aromas do café fica mais intensa.
Para Paula Dulgheroff a reação do público foi de surpresa. “As pessoas se aproximavam e perguntavam o que estava acontecendo. Quando eu respondia que era uma degustação de café a surpresa era geral, pois a maioria nunca havia tido essa experiência, com as nuances e a degustação em taças. O mais bacana foi que grande parte dessas pessoas voltaram e quiseram provar outras nuances, ou seja, elas conseguiram entender a nossa mensagem” – explicou a barista.
A barista destaca ainda a diversidade das bebidas dos cafés finalistas que, mesmo sendo de uma mesma Região eram tão diferentes e de aspectos totalmente distintos.