Nessa quarta-feira (9), a Epamig realizará a 1ª Reunião Técnica da Cafeicultura de São Sebastião do Paraíso e região.
Nessa quarta-feira (9), a Epamig realizará a 1ª Reunião Técnica da Cafeicultura de São Sebastião do Paraíso e região. Durante o encontro serão apresentados resultados de pesquisas em cafeicultura e experiências de sucesso no setor.
Pesquisadores da Epamig irão abordar temas, como diagnóstico e controle das principais doenças do cafeeiro; ampliação da cafeicultura familiar por meio da capacitação e do associativismo; adubação do cafeeiro; desafios para o controle de nematoides do cafeeiro; principais avanços com produtos seletivos aos ácaros predadores encontrados em cafeeiro.
Segundo o chefe do Centro de Pesquisa da Epamig, Rogério Silva, o encontro contará com a participação de pesquisadores, extensionistas e representantes da área técnica da Cooparaíso e Cooxupé, além de lideranças da cafeicultura regional. “Essa reunião deve levantar questões sobre técnicas de cultivo e manejo que precisam ser aprimoradas e adequadas à realidade dos cafeicultores”, afirma.
A experiência de sucesso dos cafeicultores familiares de Santo Antônio do Amparo será apresentada pela pesquisadora da Epamig, Sara Chalfoun. Há cinco anos, a Epamig desenvolve trabalho com os produtores deste município para implantação de técnicas de pós-colheita e qualidade do café, em parceria com a Fundação Hanns Neumann e Emater-MG. A pesquisadora irá explicar como os cafeicultores conseguiram quase dobrar o valor da saca de café a partir da adoção de boas práticas de pós-colheita.
A 1ª Reunião Técnica da Cafeicultura de São Sebastião do Paraíso é uma ação do projeto “Desenvolvimento e Avaliação de Ferramentas de Comunicação Rural para a Cafeicultura do Sul de Mina Gerais”, coordenado pela Epamig.
Clic Folha