#Reuters – Produtores da Colômbia começam protesto contra governo

BOGOTÁ, 19 Ago (Reuters) – Milhares de agricultores colombianos liderados pelo setor cafeeiro começaram nesta segunda-feira um protesto para pedir ao governo mais investimentos contra os baixos preços da commodity e a alta de custos.


Recentemente, os preços do café no mercado internacional atingiram o menor nível em quatro anos.


O protesto, que inclui concentrações de agricultores ao lado de estradas, ocorre em meio a uma onda de agitação contra o governo de Juan Manuel Santos.


A manifestação dos agricultores pode causar bloqueios de estradas, a escassez de alimentos nas grandes cidades e comprometer as metas de produção –produtores de café pretendiam produzir pelo menos 10 milhões de sacas de 60 quilos no 2013.


Mas produtores não vão parar de vender seu café, segundo Victor Javier Correa Velez, do Movimento Dignidade Cafeeira.


“Não vamos parar de vender café porque a situação econômica dos produtores é muito, muito ruim”, disse Velez à Reuters.


Nas primeiras horas do dia foram registradas algumas tentativas de bloqueio de estradas. Eles foram impedidos pela Polícia Nacional.


“É um protesto que visa a garantir o pagamento do PIC (Programa de Proteção de Renda do Café), especialmente no próximo ano, que não está garantido, e controle dos preços dos insumos agrícolas”, disse ele à Reuters Oscar Gutierrez, do Movimento Dignidade Cafeeira.


O líder disse que, além de cafeicultores, produtores de leite, batata, milho, frutas, cacau, cebola e arroz, entre outros, poderiam se juntar aos caminhoneiros que protestam contra os altos custos de combustível.


No final de fevereiro, os produtores de café fizeram protestos de dez dias que levaram a bloqueios de rodovias e confrontos entre manifestantes e policiais.


(Reportagem de Luis Jaime Acosta, Peter Murphy e Fernando Peinado)

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.