Seminário do Agronegócio traça estratégias para impulsionar exportação

56ª edição do AgroEX, que acontece dia 29 de agosto, visa estimular as cadeias produtivas do agronegócio a comercializarem os produtos no mercado internacional


No dia 29 de agosto, produtores e lideranças do meio rural de todo o Estado vão se reunir em Castelo para participar da 56ª edição do AgroEX – Seminário do Agronegócio para Exportação. O evento tem por finalidade fomentar e disseminar informações estratégicas para ampliar a inserção do agronegócio brasileiro no mercado internacional, bem como promover integração entre todas as cadeias produtivas do setor. A edição deste ano aguarda 400 participantes.


Desenvolvido pela Secretaria de Relações Internacionais do Mapa (Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), em parceria com a Aderes (Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo), o AgroEx é um seminário gratuito realizado em todas as regiões do país, com duração de um dia, reunindo produtores, sindicatos rurais, associações, cooperativas, agroindústrias e outras instituições de apoio ao agronegócio. Os principais temas abordados são as Oportunidades e Desafios do Agronegócio Brasileiro, a Integração Contratual das Cadeias Produtivas, os Caminhos para Exportar.


O AgroEX vai promover discussões entre as cadeias produtivas quanto à implantação de políticas públicas que possam viabilizar a exportação de seus produtos. “No Estado, temos produtores que cultivam um produto de qualidade com todo o potencial de exportação, mas não sabem como fazer ou não sabem como correr atrás das ferramentas necessárias para isso. O AgroEX quer ampliar os horizontes do homem do campo, mostrando os caminhos para o sucesso na produção. Temos um caso de um produtor de pamonha que começou seu negócio em pequenas quantidades e hoje exporta contêineres”, declara a gerente de integração regional da Aderes, Marg Margareth de Lima.


No Espírito Santo, a Faes (Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo) atua como aliada na mobilização do seminário. “Para o produtor rural é muito interessante adquirir essa percepção que o seminário traz, pois temos culturas de qualidade no nosso Estado, principalmente o café, que é nosso carro-chefe. Alcançar o mercado internacional é um avanço que prova o potencial produtivo do nosso agronegócio”, aponta o representante da Faes na mobilização do seminário, Abdo Gomes.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.