Federação dos Cafeicultores do Cerrado, em parceira com o SEBRAE, apresenta projeto para fortalecimento das Associações da Região do Cerrado Mineiro
Federação dos Cafeicultores do Cerrado, em parceira com o SEBRAE, apresenta projeto para fortalecimento das Associações da Região do Cerrado Mineiro
Na manhã desta quarta-feira, 7, na sede da Federação dos Cafeicultores do Cerrado estiveram reunidos os representantes das 8 Associações que são filiadas à Federação e que compõem o sistema organizacional da Região do Cerrado Mineiro. Em pauta a apresentação dos resultados da primeira etapa do “Projeto Gestão e Governança”, que está sendo realizado pela Consultoria Stracta, em parceira com o SEBRAE.
O grupo de consultores da Stracta, capitaneado pelo consultor Uriel Rotta esteve em todas as Associações, assim uma equipe multidisciplinar pode acompanhar a estratégia de cada uma delas; a estrutura organizacional e processos decisórios; os processos de controles administrativos e financeiros e os tipos de serviços e produtos oferecidos por elas. O trabalho que está sendo realizado estimula o espírito de cooperação entre as associações, ajudando-as a trabalharem juntas, superando conflitos e colocando-as aptas a construírem consensos que viabilizem melhores resultados coletivos e individuais.
O próximo passo é, após reuniões com os presidentes e principais colaboradores, a elaboração de um plano de negócios individual para cada uma das associações. “Com o fortalecimento das cooperativas, que assumiram um papel mercadológico, queremos agora fortalecer as associações da Região para que possam ser em suas cidades, embaixadoras da Região do Cerrado Mineiro e verdadeiras forças politicas nacionais da bandeira cafeeira, representando localmente a Federação dos Cafeicultores do Cerrado” – explicou o consultor Uriel Rotta.