Lideranças do setor produtivo ficam falando sozinhas em Brasília em mais uma frustração da política cafeeira.
“Vou dormir pensando uma coisa…
Se amanhã NY #café cair, demonstrará que o Brasil apesar da frustração da ausência da divulgação, ainda tem saída já que havia a crença da possibilidade, ou seja, o Brasil teria passado ao mercado e seus envolvidos, pelo menos, ” firmeza de propósitos “.
Agora, se NY #café subir, demonstrará que ninguém mesmo acreditava na divulgação e em seus ” políticos divulgadores “.
Sinceramente, não sei para que lado torcer…
Que coisa. Acho que terei insônia pensando nisso…
Alguém ajuda ???? ”
Marcus Magalhães
“Decepção geral dos cafeicultores: Governo não anunciará nada para o café hoje
Depois de um “chá de cadeira” de mais de duas horas aos que estavam presente a coletiva,, o Ministério da Agricultura mais uma vez decepcionou os cafeicultores não anunciando nada do que estava sendo especulado. Veja as frases abaixo da agencia Bloomberg :
– RECURSOS DO FUNCAFE JA ESTAO SENDO LIBERADOS,
– VAMOS ANUNCIAR AS MEDIDAS AO LONGO DA SEMANA,
– MEDIDAS PODEM SER ANUNCIADAS NA QUARTA-FEIRA,
– AGUARDEM ATE SEGUNDO MOMENTO, QUANDO FAREMOS ANUNCIO DEFINITIVO,
– FALAMOS COM A PRESIDENTE DILMA E CASA CIVIL E FICOU PARA QUARTA-FEIRA,
– MEDIDAS DEVEM SAIR, “TALVEZ, QUEM SABE, COM VISITA DA PRESIDENTE DILMA A MINAS E EM DOIS DIAS TEREMOS MAIS DO QUE ANUNCIARIAMOS HOJE”
Julio Vaccari
Os produtores rurais que aguardaram por uma hora e meia, no auditório do Ministério da Agricultura, o anúncio das medidas de apoio à cafeicultura, ficaram frustrados quando o ministro Antônio Andrade (PMDB/MG) pediu paciência para que aguardassem até quarta-feira, pois “as discussões ainda continuam dentro do governo”. O ministro afirmou que os recursos do Fundo de Defesa da Cafeicultura (Funcafé) já estão sendo liberados. Os produtores, no entanto, afirmam que os bancos ainda não receberam o dinheiro. O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel (PT/MG), também estava presente à coletiva que frustrou quem aguardava o anúncio das medidas. (Agência Estado.)
Ministério da Agricultura adia anúncio de medidas de apoio ao café
05/08/2013 18h39
BRASÍLIA, 5 Ago (Reuters) – O Ministério da Agricultura adiou o anúncio de medidas para apoiar cafeicultores brasileiros, marcado inicialmente para a tarde desta segunda-feira (5).
“Queríamos mais do que poderíamos anunciar aqui hoje”, disse o ministro da Agricultura, Antônio Andrade, em entrevista a jornalistas, justificando o adiamento do anúncio.
Ele afirmou que o anúncio poderá ser feito em Minas Gerais, maior Estado produtor de café do Brasil, com a presença da presidente Dilma Rousseff, provavelmente na quarta-feira (7). Mas não quis garantir a presença de Dilma no evento nem confirmar a data.
Na última sexta-feira (2), o Ministério da Agricultura convocou uma entrevista coletiva para realizar o anúncio de medidas aos produtores de café do Brasil, que lidam com preços internacionais próximos dos valores mais baixos em quatro anos.
Segundo fontes do setor produtivo disseram à Reuters, o governo poderá comprar pelo menos 3 milhões de sacas de 60 kg de café, por meio de um programa de contratos de opções de venda. O produto comprado iria para os estoques públicos.