05/08/2013 Café da terra
São Paulo, 01/08/2013 – A Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) pediu ao Ministério da Agricultura apoio aos produtores de café do Estado, que tiveram perdas com as geadas na semana passada.
Em nota, a Ocepar diz que, entre os pedidos, estão a liberação imediata de recursos de crédito rural com prazos de, no mínimo, cinco anos para amortização, com dois anos de carência para custeio da recuperação das lavouras afetadas, recursos para aquisição do produto pelo governo federal e o lançamento de leilões de contratos de opção de venda de café aos produtores e cooperativas. “São medidas que vão contribuir com a manutenção dos meeiros, mini e pequenos cafeicultores em sua atividade, evitando o indesejado êxodo rural”, afirma o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, em nota.
No documento ao Ministério, a Ocepar diz que a onda de frio na semana passada foi a maior desde 1975. “Culminou com as denominadas tríplices geadas – branca, de vento e a negra -, afetando significativamente a expectativa de produção de café para 2014.” A entidade lembra que as lavouras de café do Paraná estão em fase de colheita e que os prejuízos nos 82.300 hectares cultivados no Estado terão reflexos por até três anos, “pois serão necessários diferentes manejos para recuperação dos cafezais, como erradicação, recepa, esqueletamento, poda e tratos culturais”. (Jane Miklasevicius – jane.miklasevicius@estadao.com)
Fonte : Agência Estado / Broadcast