23-06-2013
Caxito – Vinte e sete toneladas de café comercial foram colhidas pelos cafeicultores da província do Bengo, durante a campanha agrícola 2012/2013, segundo o director provincial da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Faustino Kissaki Ngonga.
Em declarações hoje à imprensa, o responsável afirmou que a campanha agrícola 2012/2013 foi satisfatória, apesar das fracas chuvas que se fizeram sentir, principalmente, na zona do litoral, onde se situam os municípios de Ambriz e Dande.
Faustino Ngonga referiu haver, para este ano, boas perspectivas de colheita de café, sublinhando que a falta de incentivos, compradores e baixos preços tem provocado grandes constrangimentos aos produtores.
Sustentou que, nos últimos anos, o sector do café tem conhecido algumas melhorias, através do relançamento da produção de café, inserido no âmbito do programa central.
Lembrou que a produção de café ocupa uma área de dois mil 484 hectares e assegurada por cento e vinte e quatro (124) agentes produtores, num total de mil 24 agricultores familiares.
A província do Bengo controla mais de 300 fazendas, distribuídas pelos municípios do Bula Atumba, Pango Aluquém, Dembos, Nambuangongo e Dande.
O Bengo tem uma superfície de 24 mil 173,15 quilómetros quadrados, resultante da nova divisão administrativa, com a sede na cidade de Caxito, possuindo seis (6) municípios, nomeadamente Ambriz, Bula Atumba, Dande, Dembos, Nambuangongo e Pango Aluquém, bem como 246 mil 582 habitantes.