Mandaguari tem três cafeicultores premiados no “Café Qualidade Paraná”
Os cafeicultores José Carlos Rosseto, Edson Lopes e Fabiano Ricardo Cedran, todos do município de Mandaguari, foram premiados nesta quarta-feira (5), em Curitiba, pelo governador Beto Richa e pelo secretário da Agricultura Norberto Ortigara, no 10º concurso “Café Qualidade Paraná” que avalia os melhores cafés produzidos do Estado em 2012.
Estiveram na premiação, junto com os produtores, o prefeito Romualdo Batista; o deputado estadual Rasca Rodrigues (PV), que é natural da cidade, e o gerente da Emater do município, Sérgio Luiz Zafalon. Foram premiados 15 cafeicultores de todo o Paraná, em três categorias diferentes (natural, cereja descascado e pequeno agricultor).
Na categoria natural, Rosseto e Lopes ficaram entre os cinco melhores cafés do Paraná (4º e 5º, respectivamente). Já Cedran foi premiado na categoria micro lote (pequenas propriedades) na quarta colocação geral no Paraná.
“Já faz tempo que Mandaguari se destaca na cafeicultura. Não é pouca coisa ter três cafeicultores entre os quinze melhores do Paraná”, disse Rasca. “Isso incentiva a cafeicultura de qualidade e gera empregos. Por exemplo, para cada mil hectare de café plantado há uma média de 350 empregos gerados”, completou o deputado.
Segundo o secretário Ortigara, existem em todo o Paraná 83 mil hectares de café plantado e 12 mil cafeicultores. “Este concurso é o reconhecimento do trabalho profícuo dos cafeicultores paranaenses que estão empenhados em produzir um café de qualidade”, destacou no evento o governador Beto Richa.
Reconhecimento
Ao todo, participaram da 10ª edição do concurso 450 lotes na fase de julgamento regional. Rosseto foi o primeiro colocado na regional de Maringá e Lopes o segundo, na categoria natural. Já o produtor Cedran, na categoria pequena propriedade rural, ficou em primeiro.
Para o prefeito Romualdo Batista, trata-se de reconhecimento. “O prêmio que os produtores de café estão recebendo hoje retrata o esforço de um trabalho que coloca o nome de Mandaguari entre os melhores cafés do Paraná, e consequentemente, do Brasil”, afirmou.
A final da 11ª edição, de 2013, será no município de Cornélio Procópio em 31 de outubro.
PREMIADOS POR CATEGORIA:
Natural
1º Egon Prezoto Bertolaccini – São Jerônimo da Serra
2º Luiz André Boraneli – Curiúva
3º Lúcia de Morais Santos – Grandes Rios
4º José Carlos Rosseto – Mandaguari
5º Edson Lopes – Mandaguari
Familiar
1º Nilson Quintino da Silva – Japira
2º Mário Alex dos Santos – Grandes Rios
3º Zildo Arantes Tomaz – Santo Antonio da Platina
4º Fabiano Ricardo Cedran – Mandaguari
5º José Aparecido Sanches – Terra Boa
Cereja Descascado
1º Ossi Cruz de Oliveira Lima – Japira
2º Rodrigo Otávio Oliveira da Luz – Carlópolis
3º Antonio Olímpio Liranço – Cornélio Procópio
4º Osvaldo Garcia – Cornélio Procópio
5º Luiz Fernando de Andrade Leite – Nova Fátima