Turmas de brasileiros e russos participarão de aulas práticas e teóricas ministradas na UniOctavio e irão vivenciar a rotina de trabalho da fazenda em plena colheita de café
Com a colheita em pleno andamento, a O’Coffee -Brazilian Estates, uma das maiores empresas produtoras de cafés especiais, com sede na Fazenda Nossa Senhora Aparecida, em Pedregulho, na Alta Mogiana paulista, dá início à temporada de cursos de imersão em café. A primeira turma chega na fazenda nesta quarta-feira e fica até domingo (5 a 9/06) e é composta por baristas, donos de cafeterias e profissionais do setor, todos brasileiros. Na semana de 17 de maio, chega a segunda turma, integrada por compradores russos.
Os cursos são ministrados na sede administrativa da O’Coffee, que abriga a Universidade do Café Octavio (UniOctavio). Além de aulas teóricas e práticas em classe e em uma minicafeteria, que conta com moinhos e inúmeros equipamentos e sistemas de preparo de café (de ‘espresso’ a filtrados na prensa francesa, Hario, Chemex, Aeropress, Sifão, Moka, etc.), os alunos vivenciam a rotina da fazenda, conhecendo todas as etapas que ocorrem nesta época: colheita seletiva, manual e mecânica; o preparo dos lotes nos sistemas natural, descascado, desmucilado e despolpado; a secagem no terreiro (suspenso, coberto e cimento) e no secador, e o beneficiamento dos grãos, chegando até as máquinas eletrônicas.
Toda a parte de alimentação e hospedagem dos alunos acontece na centenária Fazenda Chapadão, propriedade anexa à Fazenda Nossa Senhora Aparecida, localizada bem em frente à antiga Estação Chapadão, que pertencia à Companhia Mogiana de Estradas de Ferro e que escoava a produção de café para Santos. A casa sede e as casas dos antigos colonos foram restauradas e transformadas em restaurante, em apartamentos e em áreas de descanso e convivência, com televisão, jogos e salas de leitura.
“Nossa proposta é difundir conhecimento e promover a troca de informações entre os diversos profissionais que atuam no agronegócio café, sem qualquer restrição, nem mesmo para concorrentes. Aqui é possível realmente conhecer café da semente à xícara, acompanhando até o processo de torra”, diz Edgard Bressani, superintendente da O’Coffee. Além dos cursos ministrados na UniOctavio, essa época é também de visitas de profissionais de compra de inúmeros países. “Já virou tradição os compradores estrangeiros, em grupo ou individualmente, virem visitar a fazenda, ver a colheita e provar nossos cafés e conhecer nossa linha de produtos, composta por 20 perfis de sabor de cafés especiais, além dos micro e nanolotes”.
Sobre a O’Coffee – Brazilian Estate – Tradicional produtora de cafés desde 1890, em 2011 foi criada a marca O’Coffee - Brazilian Estates, que reúne as 6 fazendas produtoras de café pertencentes às Organizações Sol Panamby que produzem cafés especiais, em Pedregulho, na Alta Mogiana paulista: Fazenda Nossa Senhora Aparecida, Fazenda Santa Maria, Fazenda Santa Rita, Fazenda Fazendinha, Fazenda Santa Adélia e Fazenda São José. Juntas, as fazendas possuem mais de 4 milhões de pés de café, sendo mais da metade de sua área irrigada. Em média são produzidas 35 mil sacas de café com características diversas. A O’Coffee trabalha a criação de perfis de sabor de acordo com a preferência de seus clientes. Este é um de seus diferenciais. Além do café, a Divisão Agropecuária da O’Coffee é composta pela criação de gado Nelore, carneiro Dorper, plantio de cana-de-açúcar, eucalipto, soja, banana e criação de cães da raça Maremano.