13º Fórum de Mercado e Política de Café reafirma seu sucesso

21 de maio de 2013 | Sem comentários Especiais Mais Café

A diretoria e funcionários da Acarpa comemoram o resultado do evento que, mais uma vez, superou as expectativas.


A ACARPA – Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio realizou o  13º Fórum de Mercado e Política de Café”, no dia 17 de maio, sexta-feira no Centro de Excelência do Café e reuniu cafeicultores, líderes e formadores de opinião de Patrocínio e região. O evento sempre é realizado no início da safra, trazendo informações, análises, tendências, para que o produtor possa trabalhar de uma forma mais segura e se inteirar das novidades do setor cafeeiro.
Participaram como palestrantes três profissionais  altamente qualificados: Regina Helena Couto Silva, Economista do Departamento de Pesquisa e Estudos(DEPEC) do Bradesco com a palestra “Mudanças Estruturais no Mercado Cafeeiro”;  Sr. Albert  Sala, Sênior  Vice Presidente  da  Festone Latin America, LLC e President Pacific Coast Coffee Association com a palestra  “Por que a recente volatilidade e a baixa nos preços do café?” e o  Deputado Federal Silas Brasileiro, Presidente do CNC-Conselho Nacional do Café encerrou o evento com a palestra “Novos Modelos de Política Mundial para o  Café”.

Ao analisar os números, a economista Regina Helena mostrou que nos últimos dez anos o consumo global de café cresceu a uma taxa média de 2,5% ao ano, com expansão mais robusta nos países emergentes (elevação média anual de 1,6% ), enquanto nos tradicionais consumidores, os países desenvolvidos, onde a bebida já faz parte da cesta básica, o aumento foi de em média 1,4% ao ano. Outro aspecto observado pela economista é a correção da bienalidade, alternância entre safras de alta e baixa produtividade, das lavouras de café no Brasil. Ela nota que nos últimos dez anos a diferença da produção entre safras cheias e de baixa produtividade vem se reduzindo, por causa de uma combinação de fatores: tratos culturais mais adequados e maior uso de irrigação; poda dos cafeeiros; adensamento das lavouras; investimento na renovação dos cafezais; e a inversão da bienalidade.

Albert Scalla disse que a volatilidade (Medida estatística da dispersão dos rendimentos de um determinado valor ou índice de mercado) se refere à quantidade de incerteza e risco sobre o número de negócios a um dado valor de um produto. Albert ressaltou que a volatilidade sempre esteve presente no mercado de café e  que a incerteza continuará afetando as matérias primas. A volatilidade deve ser suavizada, mas as intemperies climáticas continuarão provocando oscilações nas cotações tanto do café quanto de qualquer outra commodity. Silas Brasileiro apresentou um panorama da cafeicultura brasileira por região, abordando número de produção, clima, altitude, mecanização, mão de obra, topografía, uso de irrigação, e indicação geográfica. Finalizou dando ênfase  às principais tendencias na cafeicultura:  Certificação x Sustentabilidade  e Integração Política Agrícola e Mercado Financeiro.

O evento contou com a presença de varias autoridades e a mesa nobre foi formada pelo Presidente da Acarpa Marcelo Queiroz; Presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado Francisco Sérgio de Assis; Prefeito Municipal Lucas Campos de Siqueira; Vice Prefeito Roberto Queiroz do Nascimento; Presidente da Fundaccer Gláucio de Castro; Gerente Regional da Emater Sérgio Glicério Martins; Sub-Comandante do 46º BPM Major Francisco Euzébio da Silva;  Gerente Regional do Bradesco em Uberlândia Joel Queiroz de Lima e o Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Guilherme Henrique de Oliveira.

O Presidente e a Diretoria da Acarpa  comemoram o sucesso do evento. “Para a Acarpa, o resultado do Forum foi extremamente positivo. O evento proporcionou o encontro de um grande número de cafeicultores para uma troca de experiências bastante proveitosa”. Ressalta Marcelo.

Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer algumas novidades em maquinários e implementos na exposição realizada pelas empresas parceiras da área.  O evento contou com a parceria das empresas: Expocaccer, Coopa, Floema, Dragão Sol, Banco Bradesco, Banco do Brasil, Sicoob Coopacredi, Colhefort, Iamaq, Maqnelson, Jacto, Alto Paranaiba Armazéns Gerais, Ebba – Maguari e Dafruta, Valmáquinas, Investbrás, Universa Agronegócios e Case-Tracan.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.