Evento no Instituto Biológico marca a colheita de café

Por: DCI

21/05/2013
 
Evento no Instituto Biológico marca a colheita de café
 
 
Agências
SÃO PAULO


A abertura simbólica da Colheita de Café da safra 2013, no Estado de São Paulo, acontece no dia 24 de maio (sexta-feira), às 9h30, no maior cafezal localizado em área urbana, no coração da capital paulista, a cerca de cinco minutos da Avenida Paulista. Segundo nota divulgada à imprensa, os participantes do evento poderão colher os frutos maduros do cafezal do Instituto Biológico (IB-APTA), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. São cerca de 1.500 pés de café no bairro de Vila Mariana, uma das áreas mais nobres do município.


A história desse cafezal teve início na década de 1920 quando uma praga, conhecida por “broca-do-café”, começou a atingir as plantações do Estado de S. Paulo, provocando a destruição dos grãos e a queda da produção nas fazendas. A crise que abalou o agronegócio cafeeiro resultou na criação do Instituto Biológico.


Toda essa riqueza histórica e cultural poderá ser apreciada no evento “Sabor da Colheita 2013”, dia 24 de maio, quando se comemora o dia nacional do café. Os participantes serão convidados para colher os frutos do café, vivenciando uma experiência única do trabalho que movimentou a economia paulista ao longo de décadas. O produto dessa colheita será transformado numa Edição Especial, a ser doada para o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.


Além da colheita, estão previstas, na programação do evento, as seguintes atividades: pronunciamentos das autoridades e convidados especiais; programa cultural do café, envolvendo apresentação da cultura do café, demonstração de tecnologias aplicadas ao café (derriçadeira e despolpadeira) e apresentação de como fazer um café. A programação conta ainda com a entrega da re-certificação internacional (Norma UTZ) do café produzido pelo IB e lançamento do projeto “Ciclos Econômicos Agrícolas”, cujo café é um dos destaques.


O evento é organizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, através da Coordenadoria de Desenvolvimento do Agronegócio (Codeagro), IB-APTA e Câmara Setorial de Café, e conta com o apoio do Sindicato da Indústria do Café do Estado de São Paulo (Sindicafé), da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro, Pequena e Média Empresa (Sebrae-SP) e das cooperativas de café do Estado.


A produção de café no Brasil é responsável por cerca de um terço da produção mundial, o que faz o país ser de longe o maior produtor, uma posição mantida nos últimos 150 anos. Em 2012, a produção de café no Brasil atingiu o montante de 50,8 milhões de sacas de 60 kg. Além disso, o produto representou 6,7% de todas as exportações brasileiras do agronegócio, que chegaram a aproximadamente 28,7 milhões de sacas de 60 kg, com faturamento de US$ 6,5 bilhões.


De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil possui uma área plantada de 2,3 milhões de hectares, com cerca de 5,7 bilhões de pés em produção, pouco mais da metade só no Estado de Minas Gerais. Para a safra 2013 estima-se uma produção em torno de 46,98 a 50,16 milhões de sacas.


O Estado de São Paulo, terceiro maior produtor nacional, poderá colher entre 4 e 4,7 milhões de sacas de café na safra 2013, de acordo com o Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA) em parceria com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que divulgou projeção parcial para a próxima colheita do grão no país. Os números são 24,52% e 11,32% inferiores à temporada anterior, de 5,3 milhões de sacas.


O evento Sabor da Colheita do Café será das 9h às 12h, no Instituto Biológico, Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1.252, Vila Mariana – São Paulo/SP. 
 
 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.