Lançada a primeira variedade de café produzida em Rondônia

20/05/2013 
  
José Luiz Alves

O evento ocorrido no Centro de Treinamento da Emater, em Ouro Preto do Oeste, faz parte do Programa de revitalização dos cafezais em Rondônia, uma iniciativa do Governo.


Mais de 300 produtores rurais, prefeitos, vereadores e outras autoridades prestigiaram no sábado (18), o lançamento pelos representantes da Embrapa e secretaria de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), do clone BRS Ouro Preto, primeira variedade de café pesquisada e desenvolvida para o Estado de Rondônia.


O evento ocorrido no Centro de Treinamento da Emater, em Ouro Preto do Oeste, faz parte do Programa de revitalização dos cafezais em Rondônia, uma iniciativa do Governo. Na opinião de Samuel Oliveira, diretor do Departamento de Transferência de Tecnologia da Embrapa, atualmente, o nível de produtividade dos cafezais no Estado são muito baixa, mas agora mudas clonadas e de boa qualidade essa realidade tem tudo para mudar.


O secretario da Seagri, Evandro Padovani, aposta que a produção cafeeira voltará ocupar uma posição de destaque devolvendo aos produtores rurais a confiança neste produto que já foi o carro-chefe da economia em Rondônia. Cultivando 120 mil hectares, colhendo 1,4 mil sacas de café do tipo Conilon, os pequenos produtores rurais, contribuem com 3º R$ 30 milhões de ICMS para os cofres do Estado de Rondônia ao ano.


Num ponto todos concordam

É a de que a variedade BRS Ouro Preto desenvolvida pela Embrapa vem oferecer mobilidade ao setor produtivo de café no Estado. “Alavancar a produção de café neste momento é muito importante para agricultura familiar, umas principais preocupações do governador Confúcio Moura, no sentido de gerar emprego e rendas para centenas de famílias”, opina o secretário da Emater Luiz Gomes.


Outra noticia importante para o setor agrícola no Estado de Rondônia, vem do Banco do Brasil, que no primeiro semestre de 2012, cresceu 47% e na última semana alcançou a cifra de R$ 1 bilhão em financiamentos para custeio e investimentos agrícolas nos últimos 12 meses.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.