08/05/2013
Cibele Aguiar – AssCom Ufla
A capacitação é fruto de convênio entre Embrapa Café e Emater-MG no âmbito do Consórcio Pesquisa Café
Nesta semana, de 6 a 10 de maio, 140 técnicos da Emater-MG das quatro principais regiões produtoras de café do Estado estão reunidos na Universidade Federal de Lavras – Ufla, instituição participante do Consórcio Pesquisa Café, cujo programa de pesquisa é coordenado pela Embrapa Café, para participarem do Programa de Treinamento em Cafeicultura. O Programa é fruto de convênio celebrado entre Emater e Embrapa Café no âmbito do Consórcio Pesquisa Café.
Durante a programação, o pesquisador da Epamig Gladyston Carvalho, coordenador técnico do Consórcio Pesquisa Café, vai passar informações sobre a reformulação do Consórcio, que recebe nesta semana propostas de pesquisadores de todo o País para o Programa Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento do Café, tendo a transferência de tecnologias como uma das linhas prioritárias.
Na abertura do curso, os participantes foram recebidos pelo coordenador-técnico estadual de Cafeicultura da Emater-MG, Marcelo Felipe; pelo gerente da regional Emater-MG de Lavras, Marcos Fabri Júnior; pelo assessor de Relações interinstitucionais da Ufla, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, pelo gerente-executivo do Polo de Excelência do café, Edinaldo José Abrahão e pelo pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Sérgio Parreiras Pereira, representando o Consórcio Pesquisa Café.
Em nome da Ufla, o professor Antônio Nazareno deu as boas-vindas aos participantes, agradecendo a Emater pela oportunidade de sediar um treinamento para técnicos de reconhecida experiência e com atuação direta na difusão e transferência de tecnologias ao produtor rural.
Programação – É apresentada em três módulos distintos, com as mesmas temáticas, porém com enfoques distintos conforme a demanda dos participantes. Entre os temas em debate, os técnicos terão a oportunidade de trocar experiências sobre mercado de café, pré e pós-colheita com foco na qualidade; manejo de derriçadeira portátil; Código Florestal; nutrição, doenças e pragas do cafeeiro; Concurso de Qualidade; certificação; georreferenciamento; relações institucionais; Rede Social do Café e o papel da assistência técnica em épocas de crise.
Os temas propostos serão apresentados pelos professores da Ufla, Antônio Nazareno e Rubens José Guimarães, ambos do Departamento de Agricultura – DAG, Luiz Gonzaga de Castro Júnior e Paulo Henrique Leme, ambos do Departamento de Administração e Economia – DAE, e o pesquisador Eder Isquierdo, do Departamento de Engenharia – DEG, além de pesquisadores e consultores de instituições parceiras.
Na terça-feira (7), parte da programação será realizada no Polo de Tecnologia em Qualidade do Café, no Setor de Cafeicultura da Ufla. Na quinta-feira (9), o grupo participa de um dia de campo especial na Fazenda Experimental da Fundação Procafé, em Varginha, com enfoque em fertilidade, novas cultivares, irrigação, podas, sombreamento e colheita mecanizada.
O Programa de Treinamento tem o apoio do Polo de Excelência do Café.
Consórcio Pesquisa Café – Congrega instituições de pesquisa, ensino e extensão localizadas nas principais regiões produtoras do País. Seu modelo de gestão incentiva a interação das instituições e a otimização de recursos humanos, físicos, financeiros e materiais. Foi criado por dez instituições: Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola – EBDA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – Epamig, Instituto Agronômico – IAC, Instituto Agronômico do Paraná – Iapar, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro – Pesagro-Rio, Universidade Federal de Lavras – Ufla e Universidade Federal de Viçosa – UFV.
6 de maio de 2013, 6:14 pm
Cibele Aguiar | Ascom UFLA
Nesta semana (6 a 10/5), 140 técnicos da Emater-MG das quatro principais regiões produtoras de café do Estado estão reunidos na Universidade Federal de Lavras (UFLA) para participarem de um Programa de Treinamento em Cafeicultura. O Programa é fruto de um convênio celebrado entre a Emater e a Embrapa Café, no âmbito do Consórcio Pesquisa Café.
Nesta segunda-feira (6), os participantes foram recebidos pelo coordenador-técnico estadual de Cafeicultura da Emater-MG, Marcelo Felipe; pelo gerente da regional Emater-MG de Lavras, Marcos Fabri Júnior; pelo assessor de Relações interinstitucionais da UFLA, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, pelo gerente-executivo do Polo de Excelência do café, Edinaldo José Abrahão e pelo pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Sérgio Parreiras Pereira, representando o Consórcio Pesquisa Café.
A programação é apresentada em três módulos distintos, com as mesmas temáticas, porém, com enfoques distintos conforme a demanda dos participantes. Entre os temas em debate, os técnicos terão a oportunidade de trocar experiências sobre mercado de café, pré e pós-colheita com foco na qualidade; manejo de derriçadeira portátil; Código Florestal; nutrição, doenças e pragas do cafeeiro; Concurso de Qualidade; certificação; georreferenciamento; relações institucionais; Rede Social do Café e o papel da assistência técnica em épocas de crise.
Professor Antônio Nazareno dá as boas-vindas aos participantes
Os temas propostos serão apresentados pelos professores da UFLA, Antônio Nazareno (DAG), Rubens José Guimarães (DAG), Luiz Gonzaga de Castro Júnior (DAE), Paulo Henrique Leme (DAE) e o pesquisador Eder Isquierdo (DEG), além de pesquisadores e consultores de instituições parceiras.
Na terça-feira (7), parte da programação será realizada no Polo de Tecnologia em Qualidade do Café, no Setor de Cafeicultura da UFLA. Na quinta-feira (9), o grupo participa de um dia de campo especial na Fazenda Experimental da Fundação Procafé, em Varginha, com enfoque na fertilidade, novas cultivares, irrigação, podas, sombreamento e colheita mecanizada.
Em nome da UFLA, o professor Antônio Nazareno deu as boas-vindas aos participantes, agradecendo a Emater pela oportunidade de sediar um treinamento para técnicos de reconhecida experiência e com atuação direta na difusão e transferência de tecnologias ao produtor rural.
Durante a programação, o pesquisador da Epamig Gladyston Carvalho, coordenador técnico do Consórcio Pesquisa Café, vai passar informações sobre a reformulação do Consórcio, que recebe nesta semana propostas de pesquisadores de todo o País para o Programa Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento do Café, tendo a transferência de tecnologias como uma das linhas prioritárias.
O Programa de Treinamento tem o apoio do Polo de Excelência do Café.
Treinamento na UFLA recebe 140 técnicos da Emater – MG