Produção de café do Vietnã no ano safra 2013/14, diz Vicofa

A produção de café do Vietnã no ano safra 2013/14 deve cair abaixo do patamar obtido no ciclo anterior, projetou o secretário-geral da Associação de Café e Cacau do Vietnã (Vicofa, na sigla em inglês), Nguyen Viet Vinh. Em 2012/13, o país colheu entre 1,2 e 1,3 milhão de toneladas de café, de acordo com estatísticas da entidade. 


Participantes do mercado temem, principalmente, que a produção de robusta do Vietnã no ano safra 2013/14 possa ter queda acentuada devido à seca prolongada no planalto central, principal região produtora de café do país. “Normalmente deveriam ocorrer chuvas no Planalto Central nesta época, mas quase não choveu este ano. Até 10% dos pés de café estão sofrendo escassez de água&q uot;, ressaltou Vinh.


Cafeicultores disseram esperar que a safra de robusta neste ano-safra, que começou em outubro, fique entre 20% e 25% abaixo da obtida no ciclo anterior em virtude do clima seco durante o período de florada. “Ainda é cedo para estimar o quanto a produção da próxima safra diminuirá. Precisamos esperar mais um ou dois meses para ter uma estimativa mais precisa”, ponderou Vinh. O diretor-executivo da empresa de comercialização Duc Nguyen Coffee, Tran Duc Tho, afirmou que, embora o preço atual do café na região esteja em cerca de 42.500 dongues vietnamitas (US$ 2,03) por quilo, nenhum dos agricultores está vendendo. “Muitos deles venderiam se o preço estivesse em pelo menos 44 mil dongues por quilo. Vários produtores acreditam que não precisam vender rapidamente seus grãos para exportadores já que o consumo interno est& aacute; aumentando”, disse Tho. Embora a Organização Internacional do Café (OIC) tenha dito no mês passado que ainda é muito cedo para estimar os danos causados por uma seca na safra 2013/14 de robusta do Vietnã pois a ocorrência de chuvas nos próximos meses poderia mudar a situação, também estão surgindo temores de que ocorra precipitação em excesso. “Estamos preocupados com a possibilidade de a seca ser seguida por fortes chuvas na região, que podem causar inundações”, disse a Vicofa. O especialista em futuros do Citi Sterling Smith destacou que ocorreram chuvas em todo o Planalto Central no fim de semana. “A chuva não vai afetar todas as áreas de cultivo todos os dias, mas irá ocorrer com frequência suficiente para ajudar no desenvolvimento do café”, disse Sterling. As informações são da Dow Jones.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.