Potencial de irrigação do Brasil anima empresas do setor na AGRISHOW

Ribeirão Preto, 30 de abril de 2013 – Tomou posse nesta terça-feira (30 de abril), na Agrishow a nova diretoria da Câmara Setorial de Equipamentos de Irrigação (CSEI), que terá como principal bandeira a desburocratização no processo de compra de equipamentos para irrigação. Com potencial para irrigar mais de 30 milhões de hectares, hoje o País irriga menos de 5 milhões de hectares.

Segundo o presidente da CSEI, Antonio Alfredo Mendes, a burocratização e a falta de procedimentos únicos tornam o processo de aquisição de equipamentos lento. Segundo Mendes, o setor tem feito um trabalho técnico junto aos órgãos públicos visando esclarecer que é possível reduzir o tempo para aprovação do processo. “Estamos fazendo articulações institucionais em todos os níveis do governo para mostrar que é possível agilizar o processo e, principalmente, que existe muita possibilidade para o setor e que o Brasil está perdendo isso”, disse.

Mendes explicou, por exemplo, que cada Estado tem um procedimento específico para lidar com a questão da água e que muitas vezes ainda é passado para a esfera Federal. “É necessário definir um procedimento único para todos os Estados trabalharem junto à ANA (Agência Nacional de Águas), com um conjunto de informações padronizadas para facilitar o processo”, disse, ressaltando ainda que o setor público tem se mostrado consciente sobre as necessidades do setor. “Existe conscientização que irrigação é importante e que isso é um fator de conservação ambiental”, lembrou.

Apesar da dificuldade em se aprovar um processo de financiamento de equipamentos para irrigação, Mendes e empresários do setor presentes na AGRISHOW se mostraram otimistas com o desempenho do setor. “Nos últimos três anos crescemos cerca de 15% a 20% por ano. Para 2013 não será diferente: a expectativa continua sendo a mesma”, aposta Mendes.
O diretor presidente da Valley, João Batista M. Rebequi, está ainda mais otimista e acredita que os negócios feitos durante a Feira este ano devem apresentar uma expansão em volume de aproximadamente 30% em relação ao passado.

O gerente administrativo da Jimenez Motores e Irrigação, Edson Salvett, também acredita que a Feira irá gerar muitos negócios. “O avanço do preço dos produtos é alto e os agricultores estão fortes nas compras, por isso, a expectativa é bastante otimista, tanto para vendas aqui, como para o pós-venda”, disse.

Para a coordenadora de marketing da Netafim, Giuliana Donato, a AGRISHOW sempre trouxe bons resultados para a empresa e a expectativa é de que isso se repita este ano. “Nosso foco ao participar da AGRISHOW é vendas, por isso fazemos uma participação em parceria com as nossas revendedoras”, disse.

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