A chuva que caiu na madrugada desta terça-feira, 7, em Guaxupé, não impediu que 2.300 produtores da região visitassem a 8ª FEMAGRI – Feira de Máquinas e Implementos Agrícolas – e efetuassem R$ 1,45 milhão em negócios no primeiro dia deste evento organizado pela Cooxupé. Pelo Posto Agropecuário(*) passaram 770 veículos e oito ônibus, trazendo um público interessado em conhecer o que há de mais moderno em implementos e equipamentos agrícolas voltados à cafeicultura. “Esses números comprovam que a Femagri tornou-se um evento ansiosamente esperado por nossos cooperados, que num mesmo local encontram vários expositores e podem comparar tecnologias antes de optar pelo melhor negócio”, salientou o presidente da Cooxupé, Carlos Alberto Paulino da Costa. Ao realizar a abertura oficial da feira, Carlos Paulino salientou ser, o emprego da tecnologia adequada, o caminho escolhido pelos profissionais do agronegócio café. “Nosso compromisso é com a melhoria contínua, uma vez que o mercado valoriza o produto de qualidade”, complementou o presidente da Cooxupé.
Presente à abertura, o prefeito de Guaxupé Abrão Calil Filho lembrou a importância econômica do café para Minas Gerais e para a economia brasileira: “a Cooxupé sabe da necessidade de informar os produtores quanto a ganhos de produtividade e qualidade, diante da competição acirrada dos dias atuais”, afirmou.
Cerca de 80 empresas estarão expondo na Femagri até quinta-feira, 9. Pela manhã, os participantes podem se inscrever no rodízio sincronizado de palestras, do qual participam 11 empresas. Ao percorrer os estandes dessas empresas, os produtores vêem, no campo, como as lavouras se comportam diante do emprego de tecnologias de ponta. No período da tarde, o prof. Juarez de Souza e Silva, da Universidade Federal de Viçosa (UFV) ressalta a importância do processo de secagem para a manutenção da qualidade da bebida. No estande da “Clínica Tecnológica”, o pesquisador da UFV apresenta o terreiro secador: uma tecnologia acessível e que possibilita, até mesmo ao pequeno produtor, secar café mesmo em dia de chuva. As palestras acontecem às 14h, 15h15 e 16h30.
(*) O Posto Agropecuário da Cooxupé fica no Km 76 da rodovia que liga Guaxupé a Guaranésia.
Silvia Elena do Carmo Marques
MTb 17.809
Fotos: Batista (Cooxupé)