Produtores de Ambaca vão contar com uma máquina de descasque de café

Kwanza Norte


Camabatela  – Os produtores do município de Ambaca, província do Kwanza Norte, vão contar, a partir do presente mês, com uma máquina de descasque do café, para garantir o tratamento e comercialização da produção a preços mais favoráveis.


O facto foi revelado hoje à Angop pelo responsável da brigada técnica do café em Ambaca, Santana André Sebastião, esclarecendo que a medida enquadra-se nas políticas da direcção provincial do Instituto Nacional do Café (INCA), direccionada ao relançamento da actividade cafeícola na região e garantir aos camponeses, a possibilidade de comercializarem o café já tratado, evitando que os mesmos tenham de se deslocar à vizinha província do Uíge para o descasque.


“Até ao momento os cafeicultores de Ambaca têm recorrido à vizinha província do Uíge, a fim de encontrarem máquinas de descasque para o tratamento do café, visto que o café ainda com casca é comercializado a preços bastante irrisórios e que não têm estado a compensar com os esforços de produção”, disse.


Visando dar resposta ao presente problema, referiu que o município vai contar, no decurso do presente mês, com uma máquina de descasque, numa altura em que foram já concluídos os trabalhos de instalação dos equipamentos, aguardando-se apenas pela inauguração.


Santana André Sebastião fez saber que o INCA controla actualmente no município de Ambaca cerca de 238 fazendas de café, das quais apenas 134 funcionam em pleno.


Apontou a dificuldade de acesso ao financiamento bancário como principal preocupação que aflige os cafeicultores da região, uma situação que tem estado igualmente a contribuir para os abaixamento dos níveis de produção e consequentemente a obrigar os produtores a substituírem a produção do café por outras culturas alimentares, com realce para a mandioca.


 


Angola Press


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.