SECRETÁRIO DE AGRICULTURA QUER DIVULGAR QUALIDADE DO CAFÉ DE MINAS PARA O MUNDO

Elmiro Nascimento e o diretor-executivo da OIC participaram do 17º Simpósio de Cafeicultura de Montanha, em Manhuaçu

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), Elmiro Nascimento, quer divulgar a qualidade do café produzido no estado para o mundo. Ontem, 21, ele e o diretor-executivo da Organização Internacional do Café (OIC), Robério Silva, participaram do 17º Simpósio de Cafeicultura de Montanha, em Manhuaçu, e destacaram a presença de Minas Gerais como maior produtora do Brasil, com estimativa de colheita de 25 milhões de sacas este ano – 51,4% da safra nacional.
 
O simpósio, que termina hoje, 22, está reunindo cerca de 1,2 mil cafeicultores da região das matas de Minas para discutir a valorização do grão como estímulo para a exportação. Nesse sentido, Elmiro Nascimento ressaltou a realização da Semana Internacional do Café, de 9 a 13 de setembro, em Belo Horizonte, que irá sediar a reunião de 50 anos da OIC e a 8ª. edição do Espaço Café Brasil, a maior feira da América Latina ligada ao segmento. “Vamos trazer compradores do mundo inteiro para mostrar o que representa nosso café na economia do país. Queremos organizar caravanas para conhecer as lavouras e divulgar para o mundo o quanto especial é o café de Minas”, disse.


A OIC representa 97% do café comercializado no mundo e 85% do grão importado, segundo o diretor-executivo, Robério Silva, realizar a reunião dos 50 anos da organização em Minas Gerais indica qual a posição do Brasil no mercado e as perspectivas de futuro. “A OIC atua para propiciar dados relevantes para que todos os participantes do setor possam tomar as decisões mais acertadas. A boa notícia é que, a despeito da crise nas economias europeias, o café não foi afetado e o consumo vem aumentando com tendências crescentes”, revelou.

Segundo ele, a reunião dos 50 anos da OIC irá trazer a Belo Horizonte todos os grandes tomadores de decisão dos países produtores e consumidores. “Vamos colocar lado a lado aqueles que decidem e lançar um pacto cafeeiro pela sustentabilidade que passa pelo preço pago ao produtor”. Durante a Semana Internacional do Café será realizada a 8ª. edição do Espaço Café Brasil, com expectativa de participação de 200 expositores e 10 mil visitantes. É a primeira vez que a feira será realizada em Minas Gerais.
 
Tecnologia da EPAMIG em destaque
 
As tecnologias desenvolvidas pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) foram destaque durante o 17º Simpósio sobre Cafeicultura de Montanha. Os pesquisadores da Unidade Regional da Zona da Mata apresentaram quatro minicursos e atenderam o público para difundir os resultados dos projetos de pesquisa sobre cafeicultura, além das publicações mais recentes sobre o tema.
 
O pesquisador Williams Ferreira falou sobre “Clima e cafeicultura”; Sérgio Donzeles abordou o “Uso e tipos de secadores mecânicos para obtenção de café de qualidade”; Marcelo de Freitas Ribeiro apresentou o tema “Boas práticas agrícolas para café de montanha”; e Sammy Fernandes Soares apresentou o sistema de reutilização e aproveitamento da água residuária do café. Cada palestra contou com a participação de cerca de 60 pessoas.
 
Para o coordenador de Transferência e Difusão de Tecnologia da EPAMIG Zona da Mata, Felipe Lopes da Silva, a participação no evento foi acima do esperado. “O estande permaneceu sempre cheio de produtores interessados em melhorar o desempenho das lavouras. Essa maior aproximação com os cafeicultores permite que as pesquisas da EPAMIG possam ser mais difundidas”, observou o pesquisador.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.