Os pequenos, médios e grandes cafeicultores que visitam a FEMAGRI – evento que acontece até esta sexta em Guaxupé – reforçam a meta de investir na mecanização e aquisição de produtos para otimizar a produção. Principalmente os pequenos produtores ressaltam como a tecnologia tem melhorado o resultado da colheita.
“Temos um sítio pequeno em Alterosa, nós já usamos um derriçador e viemos adquirir outro para agilizar nosso tempo”, conta João Batista de Oliveira, produtor rural. João Batista compareceu à feira com toda a família para comprar o equipamento e passear pelos mais de 19 mil metros quadrados da FEMAGRI.
“Decidi esse ano renovar a lavoura. A expectativa é que em até dois anos eu consiga um café de melhor qualidade”, avalia Emilson Carlos Dias, produtor rural de Cabo Verde. Com 20 alqueires de plantação de café, e uma produção de 300 sacas em 2012, Emilson comprou dois sopradores e uma motosserra.
Já João Mário da Silva, cooperado há 10 anos, aproveitou o evento para adquirir um pré-secador. “Eu preciso dessa máquina para continuar crescendo. O espaço dela na propriedade já está reservado, esperando sua chegada, era um desejo adquiri-la”, revelou. Independente do momento do café os cooperados pretendem crescer e melhorar a qualidade do seu produto aumentando o número de máquinas no campo.