Exportações latino-americanas de café arábica lavado subiram 7% em janeiro

22 de fevereiro de 2013 | Sem comentários Comércio Exportação

As exportações latino-americanas de café arábica lavado subiram 7% em janeiro ante igual mês do ano anterior, para 2,18 milhões de sacas, informou na quinta-feira a Associação do Café da Guatemala (Anacafe). O grupo regional não inclui o Brasil, que produz majoritariamente arábica natural. Fazem parte da associação Colômbia, Peru, República Dominicana, México e países da América Central.


Com os dados de janeiro, o volume de arábica exportado durante o acumulado da temporada 2012/13 soma 8,21 milhões de sacas, crescimento de 12% ante igual período do ciclo passado. O ano-safra de café começou em outubro e se estende até setembro. República Dominicana e Nicarágua tiveram os maiores aumentos dos embarques no acumulado da saf ra, de 158% e 138% na comparação com os primeiros quatro meses da temporada anterior, respectivamente, para 44.760 sacas e 521.273 sacas.


A Colômbia, maior produtor de grãos arábica lavados, vendeu ao exterior 2,84 milhões de sacas de outubro a janeiro, incremento de 3% em relação a igual período da temporada 2011/12. Guatemala, Peru e Honduras registraram crescimento de 8%, 27% e 17%, respectivamente, das exportações, na mesma base de comparação.


Costa Rica e El Salvador foram os únicos países que apresentaram diminuição dos embarques no acumulado da safra ante os primeiros quatro meses de 2011/12. Na Costa Rica, as exportações caíram 3%, para 317.736 sacas. Em El Salvador, a redução foi de 4%, para 254.177 sacas. As informações são da Dow Jones.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.