Café : Semana : Cotações do Café perderam força no final de Janeiro

4 de fevereiro de 2013 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado

04/02/2013  Café da terra

Os preços internacionais do café avançaram em janeiro, mas perderam muita força na última quinzena do mês. As cotações futuras do café arábica da ICE Futures US (Bolsa de Nova York) subiram 0,6% ao longo do mês. Os contratos com entrega em março/2013 encerraram a sessão da quinta-feira, 31 de janeiro a 146,95 centavos de dólar por libra-peso, ante os  146,10 cents/libra na sessão do dia 31 de dezembro. O pico do mês foi de 157,90 centavos, em 18 de janeiro, antes da forte derrapada do dia 22.


Segundo o analista de SAFRAS & Mercado, Gil Barabach, o curioso é que isso aconteceu logo depois do mercado ter atingindo a maior cotação desde novembro do ano passado. Conforme Barabach, o avanço estava sendo garantido em boa parte pela recomposição da carteira dos fundos. Tanto é que, na divulgação do relatório de posição dos agentes na ICE Futures houve uma redução de 9.906 contratos na carteira líquida vendida dos não-comerciais, que saíram de  18.985 para 9.079 contratos em apenas uma semana.


Esses agentes ajustam suas carteiras por entender que o mercado já não tem a mesma força negativa de antes, haja vista que já acumulou forte  desvalorização ao longo de 2012. As variáveis negativas já foram precificadas. E também é inegável que foram influenciados pelo sentimento positivo em relação à economia mundial para 2013, que dominou as projeções e os depoimentos de diversos investidores nos primeiros dias desse novo ano.


Só que os expressivos ganhos na primeira quinzena do ano junto à drástica redução na carteira líquida vendida de fundos acabaram levantando a suspeita de exagero. O ambiente de crise e as indicações de que o futuro promissor da economia mundial não é lá muito sólido levou a uma rápida reversão desse processo.


Fonte : Safras & Mercado

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.