Comunicado CNC e FAEMG: prorrogação da estocagem do Funcafé

4 de fevereiro de 2013 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado
Por: P1 / Ascom CNC

1º/02/2013



 
Nesta quinta-feira (31/01), o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou um voto que concede prazo adicional de 60 dias para o pagamento da primeira parcela das operações de estocagem e das operações de custeio convertidas em estocagem, contratadas no ano passado, com recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé). A medida compreende os financiamentos com vencimento entre 1º de dezembro de 2012 e 31 de março de 2013.
 
Dessa forma, o governo atendeu a um pleito do setor produtor, demandado pelo Conselho Nacional do Café (CNC) e as cooperativas e pela Comissão Técnica de Café da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG) e os sindicatos rurais, após diversas audiências realizadas pelos presidentes Silas Brasileiro e Breno Mesquita, respectivamente, com representantes dos Ministérios da Agricultura (Mapa) e da Fazenda.
 
Consideramos que a prorrogação é uma medida acertada e de impacto, necessária em razão do aviltamento das cotações do café, pois não pressionará os produtores brasileiros a venderem pelos atuais preços praticados, os quais mal cobrem os custos de produção.
 
Agora temos o desafio, junto ao governo, de aproveitarmos os 60 dias e implantarmos uma política de renda para a safra que ainda está na mão do produtor. Nesse sentido, o CNC e a Comissão de Café da FAEMG vêm realizando, constantemente, negociações com Mapa e Fazenda para definirmos quais as melhores políticas a serem adotadas para que sejam alcançados preços remunerativos ao cafeicultor.
 
Frente à aprovação de nossas demandas, agradecemos o empenho e a atenção do ministro Guido Mantega e de toda a equipe do Ministério da Fazenda, e do ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, e dos secretários executivo, José Carlos Vaz, e de Produção e Agroenergia, Gerardo Fontelles, que sempre são solícitos e demonstram preocupação em fazer da cafeicultura brasileira uma atividade sustentável.
 
Atenciosamente,
                                                   
Silas Brasileiro
Presidente Executivo do CNC
 
Breno Mesquita
Presidente Comissão Técnica de Café da FAEMG

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.