Consórcio Pesquisa Café implanta nova gestão de projetos a partir de 2013

21 de dezembro de 2012 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado

Sex, 21 de Dezembro de 2012

Para seguir as orientações do novo sistema de gestão, com base no conceito de Governança Corporativa, o Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, unidade de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, realizou o “Workshop Café: Fortalecendo a rede com novos projetos”, nos dias 12 e 13 de dezembro, em Campinas (SP), na sede do Instituto Agronômico (IAC).


O evento reuniu diferentes elos da cadeia produtiva promovendo uma ampla discussão sobre a cafeicultura brasileira, seus desafios, demandas e potencialidades. Durante dois dias, 40 participantes dos segmentos da pesquisa, produtores, cooperativas, indústria e Governo ouviram, discutiram e propuseram alternativas que subsidiarão futuras ações de pesquisa do Consórcio Pesquisa Café.


O Workshop foi planejado com o objetivo de consolidar o Sistema de Gestão do Consórcio (SGC), aprovado na última reunião do Conselho Diretor em setembro. O evento foi também uma oportunidade para que os diferentes atores desse arranjo de pesquisa internalizassem as novas normas e colaborassem com a definição de temas e ações prioritárias para futura chamada de projetos do Consórcio.


No primeiro dia, representantes das instituições convidadas apresentaram as suas demandas e prioridades para pesquisa, desenvolvimento e inovação para o agronegócio café por meio de oito palestras. Apresentaram-se representantes daConfederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento(MAPA), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Conselho Nacional do Café (CNC), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (ABICS) e Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CECAFÉ). No segundo dia, a discussão aconteceu em grupos de trabalho, legitimando a definição de áreas de atuação prioritárias indicadas para a cadeia produtiva do café, assim como as propostas de ações apontadas para cada um das áreas definidas.


Durante esses dois dias, entre palestras e trabalho de grupos, os participantes levantaram 60 demandas de pesquisa para o Consórcio que serão analisadas pela Coordenação Técnica do Consórcio (CT) composta pelas instituições: Embrapa Café, IAC, Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (INCAPER), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) e Universidade Federal de Lavras (UFLA).


O novo modelo de gestão, associado aos resultados levantados no Workshop, atende a demanda por melhora na forma de prospecção de projetos de pesquisa, além de permitir a construção de chamadas de projetos complementares e convergentes, além de modernizar o Consórcio Pesquisa Café, inserindo o arranjo institucional no conceito de gestão corporativa e desenvolvimento sustentável.


Sistema de Gestão do Consórcio – O novo SGC reorganizou e criou novos colegiados na estrutura geral do Consórcio Pesquisa Café, que agora é composto por três subsistemas de Gestão: Estratégica, Tática e Operacional.


Fazem parte do subsistema de Gestão Estratégica o Conselho Diretor do Consórcio (CDC), o Conselho Assessor (CA) – novo colegiado instituído, e o Plano Diretor do Consórcio (PDC), a ser construído. Com o objetivo de definir os grandes rumos do Consórcio, promovendo revisão sistemática da visão estratégica desse novo arranjo, essa nova estrutura gerencial constitui-se no nível máximo de tomada de decisões do Consórcio, apontando diretrizes para os temas e áreas em atividades de Pesquisa e Desenvolvimento, Transferência de Tecnologia e Comunicação.


A parte tática do Consórcio fica agora a cargo de dois novos colegiados: a Coordenação Técnica (CT), integrada por cinco representantes de instituições consorciadas, e as Comissões de Focos Temáticos (CFT). Esse subsistema funcionará como o mediador entre Conselho Diretor e Instituições Consorciadas no nível operacional. Levando as demandas ao Conselho Diretor e gerindo a execução dos processos de Pesquisa e Desenvolvimento, Transferência de Tecnologia e Comunicação definidos pelo Conselho Diretor.


Por fim, o subsistema de Gestão Operacional, integrado pelas Instituições Consorciadas, como seus projetos de pesquisa, líderes e coordenadores institucionais, colocará em prática os projetos de pesquisa alinhados à estratégia global do Consórcio. A Gestão Operacional também terá importante papel na identificação, planejamento e implementação de melhorias contínuas nos processos do Consórcio.


Para conhecer a íntegra do novo modelo de gestão do Consórcio, acesse a publicação “Sistema de Gestão do Consórcio Pesquisa Café: Governança Corporativa”.


O Consórcio Pesquisa Café foi criado por iniciativa de dez instituições ligadas à pesquisa e ao café: Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola – EBDA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – Epamig, Instituto Agronômico – IAC, Instituto Agronômico do Paraná – Iapar, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro – Pesagro-Rio, Universidade Federal de Lavras – Ufla e Universidade Federal de Viçosa – UFV.


As pesquisas do Consórcio Pesquisa Café contam com apoio financeiro do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira – Funcafé, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa.


Gerência de Transferência de Tecnologia da Embrapa Café
 Texto: Cristiane Vasconcelos (MTb 1639/CE).
 Fone: (61) 3448-4566
 Site: www.embrapa.br/cafe
 www.consorciopesquisacafe.com.br

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.