Cooperado da Expocaccer é o grande vencedor do 9º Concurso de Qualidade de Cafés do Governo de Minas

Família Delarisse liderou as classificações com seis colocações e teve seu café negociado com o lance mais alto no leilão estadual.

20 de dezembro de 2012 | Sem comentários Cafés Especiais Produção

Por Polliana Dias


ASCOM Expocaccer


Qualidade e satisfação são duas palavras que têm acompanhado a família Delarisse desde a última terça-feira, dia 11 de dezembro. A primeira está diretamente ligada ao fato de que neste dia a organização do 9º Concurso de Cafés do Governo de Minas Gerais, em solenidade na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, divulgou os grandes vencedores das categorias Natural e Cereja Descascado e liderando as posições estavam os cafés da Família Delarisse. Ruvaldo, cafeicultor cooperado da Expocaccer, surpreendeu-se ao subir ao palco da premiação por seis vezes.


Na categoria Natural, os Delarisse conseguiram alcançar o primeiro, o segundo e o terceiro lugar e na categoria Cereja Descascado conseguiram o primeiro e o terceiro lugar, sendo que estas classificações representam a Região do Cerrado Mineiro. Contudo, Ruvaldo Delarisse subiu ao palco mais uma vez e ainda levou para casa o 1º Lugar Estadual dos Cafés de Minas Gerais 2012 Categoria Natural e teve seu café negociado no leilão estadual, também organizado pelo Governo de Minas, com o lance mais alto do evento, sendo uma saca vendida por R$ 2,5 mil, o resultado de tudo isto só podia ser: satisfação. “Uma conquista como essa deve ser muito comemorada, pois é uma satisfação pessoal, já que fomos campeões do Cerrado Mineiro nos dois últimos concursos realizados pela Emater e, conseguimos, mais uma vez o primeiro lugar nas duas categorias. Neste ano ainda tivemos a honra de sermos premiados também como o melhor café Natural do Estado. Tenho certeza que estes prêmios ratificam para nossos clientes que estamos fazendo o máximo possível para manter e buscar sempre detalhes que façam dos nossos cafés um café especial, tanto no exterior quanto no projeto que estamos desenvolvendo em várias cidades e capitais como Curitiba, São Paulo, Goiânia, Brasília, Natal, Rio de Janeiro e Belo Horizonte”, destaca Delarisse.


A saca de café premiada no concurso foi inscrita no nome de Amélia Ferracioli Delarisse, cafeicultora, cooperada da Expocaccer e mãe de Ruvaldo. Todas as amostras da família, enviadas ao concurso foram escolhidas e preparadas pela equipe da Expocaccer, cujos envolvidos diretamente no processo estiveram presentes no momento da premiação, aplaudindo não só o café premiado, mas todo o cuidado e esforço conjuntos para o alcance da qualidade que levou a família Delarisse às premiações. “Temos vários fatores que influenciam na qualidade dos nossos cafés como possuir características únicas de uma região vulcânica; a altitude; o clima; o solo e variedades que produzem bebidas e sabores cítricos, florais, frutados e alguns exóticos. Tudo isso é conquistado com o compromisso e dedicação de todos os nossos funcionários no processo de colheita, pois temos que fazer nosso melhor para manter a qualidade e, se possível, melhorar a cada ano”, enfatiza o cafeicultor. Além desta premiação, o café da família Delarisse foi o primeiro colocado da Região do Cerrado Mineiro no 13º CUP EXCELENCE 2012 na categoria cereja descascado, realizado pela BSCA (Brazil Specialty Coffee Association) em outubro.


“Estamos muito satisfeitos e orgulhosos com o resultado deste concurso de qualidade, uma vez que a Região do Cerrado Mineiro contava com o número de 74 amostras aprovadas, e destas, 35 foram selecionadas, preparadas e envidas pela Expocaccer. Já aguardávamos que o nosso cooperado, Ruvaldo Delarisse, conseguisse uma das posições de destaque na classificação devido ao seu empenho e busca constante pela qualidade em todas as etapas de produção, mas ficamos muito surpresos e contentes pela quantidade de premiações conquistadas. Isto nos mostra não só a preocupação dos nossos cooperados em buscar o aprimoramento e melhores mercados para seu produto, mas também demonstra o profissionalismo da Expocaccer em oferecer todo o suporte ao cafeicultor nessa busca, participando de todos os processos que influenciam na qualidade, informando e orientando o produtor sobre os melhores caminhos a tomar quando o assunto é agregação de valor. Parabenizo à família Delarisse por mais esta conquista merecida e pela equipe da Expocaccer que selecionou e preparou as amostras vencedoras do concurso, esta é uma conquista nossa também”, avalia Sérgio Geraldo Dornelas, superintendente da Expocaccer.


Sobre o Concurso


O 9º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais é realizado, desde 2004, pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio da Emater-MG, em conjunto com a Universidade Federal de Lavras (UFLA). A iniciativa também tem a parceria de diversas instituições, como o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), Organização das Cooperativas de Minas Gerais (OCEMG), Federação da Agricultura (FAEMG), Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAEMG), Centro de Excelência do Café, Polo de Excelência do Café e Instituto Federal de Ensino e Tecnologia de Machado. O governo premiou os finalistas da competição com um certificado e diploma de classificação para o primeiro, segundo e terceiro colocados nas categorias café natural e cereja descascado. Além disso, todos os participantes receberam, no final da competição, um laudo de seus respectivos cafés com o resultado da análise sensorial, com notas de zero a cem, dentro das normas da Associação Brasileira de Cafés Especiais.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.