BM&FBOVESPA recebe ícones da obra de Benedicto Calixto

21 de novembro de 2012 | Sem comentários Especiais Mais Café

Em cartaz no Espaço Cultural da instituição, mostra comemorativa dos 90 anos da Bolsa Oficial de Café oferece ao público paulistano a oportunidade de ver, pela primeira vez, dois painéis de Benedicto Calixto fora de seu lugar de origem


Estar diante do Palácio da Bolsa Oficial de Café, na cidade de Santos, é entender a escala de importância que a cultura cafeeira ocupava no cenário nacional – no período de sua inauguração – em 1922. Noventa anos depois, o edifício, hoje sede do Museu do Café, ainda traduz a grandiosidade e representatividade do produto que transformou o país.  Em celebração a este símbolo histórico e arquitetônico, o Museu do Café, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a BM&FBOVESPA, apresenta a exposição “90 Anos do Edifício da Bolsa Oficial de Café na BM&FBOVESPA”. A abertura acontece no dia 28 de novembro, às 18h30h, no espaço cultural da instituição, em São Paulo.


A mostra conta com imagens históricas e artísticas da Bolsa de Café nos 90 anos de sua trajetória, com passeio virtual pelo Salão do Pregão e um módulo expositivo sobre o café e o mercado de futuros hoje. Contudo, seu principal destaque são duas telas, recém-restauradas, de Benedicto Calixto. O pintor e historiador é considerado um ícone da arte paulista, e por isso foi convidado para executar os painéis decorativos do Salão do Pregão, espaço mais nobre do edifício, e onde aconteceriam as negociações para definir as cotações diárias das sacas de café. É uma parte deste trabalho que o público paulistano terá a oportunidade de conhecer, já que é a primeira vez em quase um século que as obras são expostas fora de seu local de origem.


“As pinturas podem ser compreendidas como síntese de sua obra, pois representam a produção desse olhar como artista/documentarista, que permeia todo o trabalho de Benedicto Calixto como construtor da iconografia paulista, em especial do nosso litoral”, explica o Prof. Dr. Percival Tirapeli, crítico da Associação Brasileira de Críticos de Artes.


As telas “O Porto de Santos em 1822” e “A Vila de Santos em 1922”, apresentam a visão do artista sobre o presente e passado da cidade, em uma época em que Santos passava por um intenso processo de transformações urbanas, impulsionadas pelo café. Entre elas, estavam a modernização portuária – que o tornaria o principal porto da América Latina –, a implantação do transporte público de bondes, além das obras sanitárias que incluíam as construções dos canais de Saturnino de Brito. É nesse contexto que surge o Palácio da Bolsa de Café, um edifício construído para traduzir a riqueza e prosperidade de um dos ciclos econômicos mais importantes do País.


A exposição “90 Anos do Edifício da Bolsa Oficial de Café na BM&FBOVESPA” fica em cartaz até o dia 31 de janeiro no Espaço Cultural BM&FBOVESPA, na Praça Antônio Prado, 48, no centro de São Paulo. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira das 10h às 18h, com entrada franca.


O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. Os ingressos para visitação custam R$ 5, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 9h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h.  Outras informações estão disponíveis  no  site www.museudocafe.org.br


Serviço:
Exposição “90 Anos do Edifício da Bolsa Oficial de Café na BM&FBOVESPA”
Data: de 28 de novembro a 31 de janeiro
Horário: 10h às 18h (de segunda a sexta-feira)
Local: Espaço Cultural BM&FBOVESPA
Endereço: Praça Antônio Prado, 48 – Centro – São Paulo
Preço: Grátis

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.