O país teve uma queda acentuada na produção de café dos últimos anos devido às condições climáticas e às pragas na lavoura
por Estadão
Em outubro, o país produziu 653 mil sacas de café de 60 quilos (Foto: Shutterstock)A produção de café da Colômbia teve queda marginal em outubro ante igual mês do ano passado, segundo levantamento divulgado pela Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia (Fedecafe) na última sexta-feira (9/11). Trata-se da primeira redução em sete meses nessa base de comparação.
Em outubro, o país produziu 653 mil sacas de café de 60 quilos – 0,5% inferior às 656 mil sacas obtidas no período equivalente de 2011. As exportações somaram 581 mil sacas, queda de 4% na comparação com outubro do ano passado.
No acumulado de janeiro a outubro, a produção de café colombiano totalizou 6,07 milhões de sacas, 3% inferior às 6,23 milhões de sacas dos primeiros oito meses de 2011.
O país teve uma queda acentuada na produção de café dos últimos anos devido às condições climáticas e às pragas na lavoura. No entanto, a perspectiva do setor é de recuperação ao final deste ano, de acordo com declarações feitas pelo presidente do Fedecafe, Juan Esteban Orduz, na sexta-feira.
Orduz destacou reformas estruturais no país e plantas geneticamente modificadas como fatores que devem contribuir para o aumento da produção no ano-safra atual. Maior produtora mundial de café arábica, a Colômbia deve colher entre 8 e 8,5 milhões de sacas em 2012.