As exportações de café verde do Brasil em outubro somaram 2,56 milhões de sacas de 60 kg, queda de 12,6 por cento ante o mesmo mês de 2011, informou o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CeCafé) neste quarta-feira.
Do volume total, foram embarcadas 2,503 milhões de sacas de café arábica e 56,64 mil sacas de robusta.
As vendas incluindo o café verde, torrado e moído e o solúvel totalizaram 2,874 milhões de sacas, uma queda de 9,5 por cento ante o mesmo mês do ano passado.
A receita com as exportações somou 607,33 milhões de dólares, registrando queda percentual ainda maior, de 32,3 por cento. Além do volume menor, o preço médio da saca exportada caiu 25,2 por cento para 211,28 dólares.
No período acumulado até outubro, o volume total de café exportado somou 22,49 milhões de sacas, ou 18 por cento menos ante igual período do ano passado.
A receita com os embarques entre janeiro e outubro deste ano atingiu 5,15 bilhões de reais, baixa de 26,8 por cento menor versus os dez meses de 2011.
Tradicionalmente, o Brasil exporta volumes maiores que os registrados nos últimos meses. Ao longo deste ano, os embarques permanceram abaixo de 2 milhões de sacas em 8 dos 10 meses deste ano, mas voltaram a se recuperar em outubro.
“As exportações mostram a tendência de retomada dos níveis normais de embarques para o período, superando os atrasos ocorridos nos meses iniciais da safra por conta das chuvas que retardaram o fluxo de entrada, bem como as dificuldades causadas pelas greves dos fiscais”, disse Guilherme Braga, diretorgeral do CeCafé em comunicado.
Contudo, ele pondera que a recuperação no mês não altera o cenário visto para este ano, cuja a expectativa é “de redução no volume das exportações de 2012, para algo em torno de 28,5/29 milhões de sacas”.
Fonte: O Estado de SP