A Syngenta adquiriu uma licença mundial exclusiva para desenvolver o novo inseticida da DuPont, o Rynaxypyr™, em pré-mistura com seus próprios produtos, líderes no controle de insetos. Rynaxypyr™ é uma substância química da classe bisamida caracterizada por propriedades sistêmicas únicas e uma atividade de excelência no controle de lepidoptera. A DuPont continuará com seu plano de comercialização para o Rynaxypyr™estritamente sem misturas.
A DuPont Crop Protection adquiriu da Syngenta, os direitos mundiais do fungicida picoxystrobin, da classe strobilurin, vendido como Acanto®, incluindo acesso aos produtos utilizados em misturas. Acanto® atualmente é comercializado para cereais na Europa e será expandido para utilização na cultura da soja na América Latina.
As negociações estão sujeitas à regulamentação dos países. As condições financeiras não foram divulgadas.
John Atkin, COO, da Syngenta Crop Protection, disse: “Este acordo oferece à Syngenta um acesso a uma nova classe de produtos químicos que irá estabelecer novos padrões no controle da lepidoptera. Combinações do Rynaxypyr™ com nossos modernos inseticidas irão prover novas soluções de amplo espectro no mercado global de inseticidas, estimado em cerca de US$ 7 bilhões. Os primeiros lançamentos devem ocorrer em 2009. Continuaremos a expandir nossa posição de liderança no mercado de fungicidas, tendo o Amistar® e suas diversas combinações como líderes”.
James C. Collins, Vice Presidente e Diretor Geral da DuPont Crop Protection, comentou: “Esses acordos intensificarão ainda mais a nossa posição no mercado global de fungicidas em torno de U$ 7 bilhões. Com o picoxystrobin, a DuPont completa o seu portfolio e passa a ter acesso aos maiores clientes de fungicidas e mercados da Europa, América Latina e posteriormente dos Estados Unidos. No segmento de inseticidas, o acordo que firmamos com a Syngenta nos permitirá expandir e acelerar o potencial de mercado para a nossa nova tecnologia de ponta”.
A Syngenta é uma das líderes mundiais na área de agribusiness, comprometida com a agricultura sustentável através de inovação em pesquisa e tecnologia. A companhia é uma das líderes em Proteção de Cultivos e ocupa a terceira posição no ranking do mercado de Sementes de alto valor agregado. As vendas em 2005 foram de aproximadamente US$ 8,1 bilhões. A empresa emprega cerca de 19 mil pessoas em mais de 90 países. A Syngenta está listada nas Bolsas de Valores da Suíça (SYNN) e de Nova York (SYT).