Pesquisadores brasileiros e franceses discutem fortalecimento de parceria

12 de setembro de 2012 | Sem comentários Biotecnologia Tecnologias

12/09/2012 
  
A construção de um plano estratégico, com projetos de pesquisa de médio e longo prazos são prioridades para a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) quando o tema é fortalecer a parceria com Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica pelo Desenvolvimento (Cirad), da França. Este assunto deve permear as discussões que ocorrem durante a terça-feira(11), em Brasília, entre os pesquisadores brasileiros e franceses, que também farão apresentações de trabalhos em andamento.


As discussões e apresentações (confira os projetos em pauta no evento) ocorrem no Seminário Embrapa-Cirad: cooperação científica em agricultura, coordenado pela Secretaria de Relações Internacionais (SRI).


Para o diretor-presidente da Embrapa Pedro Antônio Arraes Pereira a instituição brasileira quer fortalecer os laços com o Cirad, ao mesmo tempo em que almeja construir projetos de longo e médio prazos em áreas estratégicas para o Brasil. “O seminário é o ponto de partida e ocorre em um momento no qual nos preparamos para renovar o memorando de entendimento com o Cirad, no próximo mês”, observa Luciano Nass, coordenador de cooperação científica da SRI.


Melhoramento genético, biologia molecular e desenvolvimento sustentável na Amazônia são alguns dos temas que deverão receber ênfase, segundo diz o diretor regional do Cirad, Bernard Mallet. A Embrapa e o centro francês trabalham em parceria desde a criação da estatal brasileira e já desenvolvem projetos de pesquisa nas áreas enfatizadas por Mallet como prioritárias. “Para nós é importante trabalhar com uma das maiores instituições de pesquisa tropical do mundo”, diz Mallet ao reconhecer que a estatal brasileira tem experiência em agricultura para os trópicos e pode colaborar com a instituição dele em pesquisas direcionadas aos países africanos, por exemplo, onde o Cirad também atua.


Atualmente, o Cirad mantém no Brasil um total de 22 pesquisadores atuando em instituições de pesquisa, sendo que nove deles têm projetos com pares de Unidades Descentralizadas da Embrapa.


Os projetos de cooperação em pauta no seminário


Avaliação de germoplasma de café em condições de estresse hídrico para fins de melhoramento: inovações e recomendações para a adaptação da cafeicultura em regiões secas (Alan Carvalho/Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e Pierre Marraccini/CIRAD)


Recursos genéticos e genética molecular para a resistência às doenças e aos nematoides das galhas no algodoeiro (Paulo Barroso/Embrapa Algodão e Marc Gibband/Cirad)


Gestão agronômica da resistência à brusone (Marta Cristina Corsi/Embrapa Arroz e Feijão e Serge Bouzinac/Cirad)


Melhoramento genético do arroz híbrido (Pericles Carvalho/Embrapa Arroz e Feijão e James Taillebois/Cirad)


Sequenciamento genético do dendê (Manoel Teixeira Souza/Embrapa Agroenergia e Norbert Billote/Cirad)


Resiliência das florestas manejadas na Amazônia (Lucas Mazzei/Embrapa Amazônia Oriental e Lilian Blanc/Cirad)


Geotecnologias, observatório das mudanças agrícolas e gestão territorial (Adriano Venturieri/Embrapa Amazônia Oriental e René Poccard/Cirad)


Inovações nos sietmas de produção da agricultura familiar (José Humberto Xavier/Embrapa Cerrados e Marcd Corbeels/Cirad)


Conciliando oferta de serviços ambientais e desenvolvimento territorial em paisagens rurais na Amazônia Oriental (Joice Ferreira/Embrapa Amazônia Oriental e Emile Coudel/Cirad)


Consequências das secas sobre a alocação de carbono nas plantações de eucaliptos: um experimento de marcação com 13C-CO2 para avaliar os efeitos da adubação potássica (Osvaldo machado Cabral/Embrapa Meio Ambiente e Bernard Mallet/Cirad)


Florestas, agriculturas e desenvolvimento dos territórios:do local ao global (Cláudio Carvalho/Embrapa Amazônia Oriental e Renhé Poccard/Cirad


Sorgo sacarino: uma cultura de energia alternativa (Roberto Shffert/Embrapa Milho e Sorgo e Serge Braconnier/Cirad


Deva Rodrigues (MTb/RS 5297)

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.