Estado é o sexto maior produtor, com 1,43 milhões de sacas. Brasil é o maior produtor no mundo, com 44 milhões de sacas em 2011.
Do G1 RO
Comente agoraDe acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Rondônia é o segundo maior produtor de café do tipo conilon, ou coffea canephora do país, com uma produção média de dez sacas por hectare. Dados de 2011 revelam que o estado é o sexto maior produtor de café do país com 1,43 milhões de sacas, enquanto o Brasil é o país que mais planta café no mundo, sendo que sua produção chegou a 44 milhões de sacas no ano passado.
Rondônia só perde para o Espírito Santo, estado produtor de cerca de 25 sacas de Conilon por hectare. A safra de café de 2012 trouxe aumento nos preços por causa da escassez do produto nos mercados nacional e internacional.
A Embrapa relata que a produção do café conilon não possui origem genética definida, mas pesquisas recentes mostram que essa realidade está mudando. O estudo realizado pelo órgão revela que os agricultores estão adotando novas tecnologias e a implantação de novas lavouras fazendo com que a produção de grãos mais resistentes aumente, assim como a diminuição no uso de defensivos e redução dos custos de produção.
A origem
A Embrapa trabalha com programas de melhoramento genético cafeeiro que leva em conta o aumento na produtividade de grãos e de outras características que possibilitem melhorar a seleção de plantas superiores, como no caso da espécie coffea canephora, que possui dois subgrupos, o ‘conilon’ e o ‘robusta’.
saiba mais
RO é o segundo maior produtor de café Conilon do Brasil Após quatro anos de trabalho com o programa, foi possível selecionar plantas altamente produtivas, acima de 100 sacas por hectare, que apresentam características de melhoramento genético, como os grãos com tamanho maior e com mais resistência à ferrugem. Essas plantas estão sendo utilizadas para compor ensaios de competição em diferentes municípios de Rondônia.