Mulheres impulsionam o consumo de cafés gourmet e se destacam no mercado do setor

De fonte de prazer à profissão, o café ocupa cada vez mais espaço entre o público feminino

O brasileiro continua a consumir mais café. Segundo a Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), o consumo da bebida aumentou 3,05% entre maio de 2011 e abril de 2012. Outra pesquisa do IBGE (POF) aponta que o café é consumido diariamente por 78% da população. Entre os principais fatores responsáveis por este crescimento, sobressai-se a expansão do consumo fora do lar e o ganho de novos adeptos ao café gourmet.
 
Até mesmo o padrão antigo de fazer café em casa está cada vez mais em desuso e, hoje, mulheres de diversas classes sociais lideram a preferência por cafés especiais.
 
E não é apenas no consumo que elas se destacam. A presença das mulheres nos agronegócios também é maior. Prova disso está na criação da Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA, do inglês International Women’s Coffee Alliance). Fundada em 2003 nos Estados Unidos, tem o objetivo de fortalecer a participação das mulheres no mercado cafeeiro e conta com agricultoras, baristas, torrefadoras e engenheiras agrônomas. O grupo chegou ao Brasil em 2011 e possui 26 integrantes.
 
Graças à expansão das redes de cafeterias em diversas regiões do país, o consumo de cafés gourmet também se consolidou entre o público feminino. “Hoje, a importância que se dá a qualidade do café é a mesma dada ao vinho. Tanto homens quanto mulheres consomem cafés especiais, mas com a diferença de que a mulher se preocupa cada vez mais com o paladar e aprendeu a diferenciar tipos de cafés, aromas e sabores,” afirmam Rodrigo e Rafael Branco Peres, diretores do Café do Centro.
 
Para algumas pessoas, o gosto pela bebida transforma-se em profissão. A carreira de barista está em alta no mercado brasileiro, e ainda carece de profissionais especializados. De acordo com o Sindicato das Indústrias de Café de São Paulo (Sindicafé), estima-se que existam de 800 a 1.000 profissionais no país.
 
Foi um dos motivos que levaram Sanny Santos, barista do Café do Centro, a trocar a carreira de secretária pela de barista, há cinco anos. A entrada na profissão se deu de forma inusitada, ao receber um convite para trabalhar como consultora para faculdades de gastronomia. Neste trabalho, conheceu o universo do café e se encantou. Há três anos no Café do Centro, Sanny ministra palestras, treinamentos. Participou de diversos concursos, sendo que em sua primeira disputa, conquistou o quarto lugar na Copa Barista, realizada em 2011. Ela confirma a exigência cada vez maior em das pessoas em relação à qualidade da bebida. “O acesso à informação tem feito com que até mesmo pessoas que não estão conhecem os cafés especiais aprendam a diferenciar o café bom do ruim”, destaca.
 
Sem dúvida, motivos não faltam para o café cair no gosto do público feminino.
 
O que é um café gourmet? É um grão de origem arábica, reconhecido pela excelente qualidade, obtida por um conjunto de pormenores que abrangem desde o cultivo da planta à forma de preparo da bebida, possibilitando a obtenção de um café especial. Os cafés gourmet são como o vinho: dependem da região de onde vêm e da forma como são cultivados para que sejam classificados e apreciados.

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