PLANO DE VIAGEM
19/07/2012
O outro lado da Bahia, longe da praia e do axé
Descubra Barreiras, um paraíso ecológico a oeste onde a aventura encontra o sossego
A cidade de Barreiras é o principal centro urbano, político, tecnológico e econômico da região oeste da Bahia. Sua posição estratégica, distante 853 quilômetros de Salvador e 622 de Brasília, faz um importante entroncamento rodoviário entre o Norte, o Nordeste e o Centro-Oeste do Brasil. Essa capital regional tem uma posição de destaque no estado, produz toneladas de grãos, café, algodão e frutas, além da pecuária, que movimenta mais de R$ 1 bilhão. Com tantas atividades, Barreiras também é perfeita para quem gosta de ecoturismo.
Surpreendi-me com a beleza dos rios, corredeiras, cachoeiras, vales e serras da região. Aqui o astral é completamente diferente do restante da Bahia. No meu primeiro dia fui visitar o principal ponto turístico, o Rio de Ondas. As águas são transparentes e suas corredeiras formam ondas espumantes. Muita gente aproveita para descer as corredeiras em boias de borrachas, o famoso boiacross. Muito divertido!
Para recuperar as energias, degustei um delicioso acarajé. Mais tarde vi um grupo de amigos andando de jet-ski no Rio Grande. Uma experiência única e bem comum no local. O rio é o mais importante da cidade, cerca praticamente todo o centro histórico, cheio de ruas antigas, praças do século XIX e os casarões de arquitetura neoclássica.
Em dias de sol, vale conhecer as cachoeiras Acaba Vida e do Redondo, que surgem das quedas d’água da Bacia do Rio de Janeiro. É possível praticar canoagem e fazer trilhas. Também aproveitei para desvendar a Gruta do Catão, formada por um penhasco em forma de ‘U’ com um lago de águas azuis na entrada.
Visite Barreiras em junho para celebrar a festa do Divino Espírito Santo e de São João, muito comemoradas pela cidade com comidas típicas, desfiles e música. Você também pode subir a Serra da Bandeira. De cima você terá um mirante com uma vista panorâmica de 280 graus do vale e sairá de lá encantado com esse belo lugar