05/07/2012
Commodities ficam estagnadas no semestre
Em junho, porém, o preço dos produtos básicos negociados no exterior caiu em média 1,4%
O Índice de Commodities Brasil (IC-Br), calculado pelo Banco Central (BC), teve queda de 1,4%, em junho, em relação ao mês anterior, o que deve refletir nos preços dos produtos negociados no mercado interno nos próximos meses. O indicador, que mede o preço dos produtos básicos brasileiros negociados no exterior, foi divulgado ontem pelo BC.
Já no primeiro semestre, o índice apresentou aumento de 0, 83% e, em 12 meses, encerrados em junho, a valorização foi de 2,59%.
A queda do índice no mês passado foi puxada pelo segmento de energia que inclui petróleo, gás natural e carvão, com recuo de 6,83%.
Os metais alumínio, minério de ferro, cobre, estanho, zinco, chumbo e níquel apresentaram retração de 2%. O segmento agropecuário formado por carne de boi, algodão, óleo de soja, trigo, açúcar, milho, café, arroz e carne de porco teve recuo de 0,2%.
Já o índice internacional de preços de commodities (CRB), calculado pelo Commodity Research Bureau, registrou avanço de 1,87% no mês de junho e aumento de 10,23% no primeiro semestre deste ano. No acumulado de 12 meses encerrados em junho, houve elevação de 10,1%. ABr