Ações do documento
Mostrar que a agropecuária pode ser sustentável. Esse é o recado que aEmbrapa está dando com a campanha Agro Sustentável (www.agrosustentavel.com.br)e também será a tônica da participação da Empresa durante a Conferênciadas Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio + 20, de 13 a 22 de junho.
O evento reunirá delegações de mais de 190 países,além de representantes da sociedade civil internacional, para discutiro futuro do desenvolvimento sustentável do planeta nos próximos 20 anos.
O setor agropecuário terá espaço importante nessas discussões. “Aagricultura é um componente absolutamente crítico no presente e o seráno futuro. Não dá para pensar num futuro com economia verde sem oenvolvimento direto do componente agropecuário, especialmente nospaíses em desenvolvimento”, afirma Maurício Lopes, diretor-executivo dePesquisa e Desenvolvimento da Embrapa.
Com uma programação intensa, que inclui a participação em debates,palestras e exposições, a Embrapa, juntamente com diversos parceiros,irá mostrar a contribuição da pesquisa agropecuária em temas comosequestro de carbono, produção de alimentos e preservação de áreasnaturais. Esses assuntos foram tema do aniversário de 39 anos daEmpresa, comemorado no dia 26 de abril, quando ocorreu o lançamento dacampanha Agro Sustentável(www.agrosustentavel.com.br).
A Empresa estará presente no Pavilhão Brasil, instalado no Parquedos Atletas, que será dedicado a exposições governamentais eintergovernamentais; no Riocentro, onde serão realizadas as sessõesplenárias e negociações oficiais da Conferência, e no Pier Mauá, ondeserão feitas as apresentações sobre inovação, tecnologias sustentáveise programas de sustentabilidade.
No Pavilhão Brasil, serão apresentados programas e projetos doExecutivo Federal para a promoção do desenvolvimento sustentável. Naparte visual, um dos destaques da Embrapa nesse espaço será uma imensamontagem com o algodão colorido desenvolvido pela Empresa.
No dia 12, o diretor Maurício Lopes irá proferir uma palestra, noAuditório do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social(BNDES), com o tema “Desafios para o Futuro da Produção Sustentável deAlimentos”.
No dia 13, a Embrapa participa da abertura do Pavilhão Brasil, noParque dos Atletas; da abertura da Arena Socioambiental, no Aterro doFlamengo; das aberturas do Espaço Agrobrasil e do Espaço Finep, no PierMauá; e da III Reunião do Comitê Preparatório da Rio+20, no Riocentro.
No espaço da FINEP, serão apresentados o Projeto Pinhão-Manso, querealiza estudos de viabilidade e sustentabilidade na cadeia produtivado pinhão-manso na produção de biodiesel, e o Plano de recuperação depastagens degradadas para o Cerrado. Já o espaço Agrobrasil, vaiabrigar o Projeto Biomas e a apresentação “Evolução da AgriculturaBrasileira”, que mostra os avanços do setor nas últimas décadas.
No dia 14, haverá a abertura da Exposição Solo Brasileiro – TerraBrasileira, da fotógrafa Cristina Oldenburg, no Forte de Copacabana,com apoio técnico de profissionais da Embrapa.
No dia 15, estão previstas palestras da pesquisadora Marília Nutti,sobre “Alimentos Biofortificados”, no Pier Mauá, além da participaçãodo pesquisador Luiz Adriano Cordeiro, no painel sobre o “Plano ABC –Agricultura de Baixa Emissão de Carbono”, no Riocentro. E, no dia 18, opesquisador Marcus Vinício Neves de Oliveira vai falar ao público doParque dos Atletas sobre o “Manejo Florestal no século XXI”
Unidades do RJ
Além da participação nos locais da Conferência, a Embrapa promoverápalestras, reuniões, debates, lançamentos e visitas em suas Unidadeslocalizadas no Rio de Janeiro (RJ): Embrapa Solos e EmbrapaAgrobiologia. No dia 17, por exemplo, haverá uma extensa programação naSede da Embrapa Solos, localizada no Jardim Botânico, com a abertura daExposição “Tecnologias, Serviços e Produtos Sustentáveis”; lançamentode publicações, entre elas a Revista XXI – Ciência para a Vida; debatesobre educação ambiental e a Reunião do Grupo de Biodiversidade doSolo. Estarão presentes o diretor-presidente, Pedro Arraes, e osdiretores de P&D e TT, Maurício Lopes e Waldyr Stumpf Junior.
Arraes, Lopes e Stumpf também participam, no dia 18, do Dia daAgricultura e Desenvolvimento Rural, no Centro de ConvençõesSulamérica. No mesmo local, o diretor-presidente fará uma palestrasobre Pesquisa e Desenvolvimento durante o evento CGIAR sobre SegurançaAlimentar e Sustentabilidade. Já no auditório da Embrapa Solos, apalestra da chefe-geral da Unidade, Lourdes Mendonça, com o tema “OPapel do Solo na Sustentabilidade do Planeta”.
A Empresa participa ainda, no dia 20, do Dia do Solo, no Riocentro,do lançamento da proposta de APP Mundial e da reunião conjunta dascomissões de agricultura do do Senado Federal, no Píer Mauá (com apresença do ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro); e do dia do Acre,no Jardim Botânico.
Entre os dias 18 e 22, serão realizadas visitas à FazendaAgroecológica da Embrapa Agrobiologia (Seropédica, RJ). O dia 19 serádedicado à visita de blogueiros e jornalistas brasileiros eestrangeiros. A Empresa participa ainda, no dia 20, do Dia do Solo, noRiocentro; do Dia da APP Mundial e da Reunião da Comissão deAgricultura do Senado, no Píer Mauá (com a presença do ministro daAgricultura, Mendes Ribeiro); e do Dia do Acre, no Jardim Botânico.
No dia 21, os diretores Maurício Lopes e Waldyr Stumpf Junior irãoproferir palestras no auditório da Embrapa Solos sobre os temasAgricultura Sustentável no contexto da economia verde e Intercâmbio deConhecimentos e Transferência de Tecnologias da Embrapa em ProgramasSociais e Ambientais.
A Empresa participa ainda do Painel sobre o Plano ABC – Agriculturade Baixa Emissão de Carbono, da palestra Agricultura Sustentável nocontexto da economia verde e da Reunião do Tratado Internacional sobreRecursos Genéticos para a Alimentação e Agricultura da FAO, na EmbrapaSolos. E, no dia 22, do Painel Agroenergia, também na Embrapa Solos.