As exportações de café do Vietnã devem cair 13% no próximo ano devido a uma produção menor e ao aumento do consumo doméstico, o que pode elevar os preços locais, afirmou nesta sexta-feira o presidente da Associação de Cacau e Café do Vietnã (Vicofa, na sigla em inglês), Luong Van Tu.
A colheita da atual safra, que começou em outubro do ano passado e já foi concluída, alcançou 18,3 milhões de sacas. Enquanto isso, o consumo deve alcançar 1,7 milhão de sacas em 2012. No último mês, os preços locais do robusta atingiram os maiores níveis do ano até agora, a 43.800 dong (cerca de US$ 2) por quilo.
Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o consumo de café no Vietnã vem crescendo considera velmente nos últimos anos. Para a temporada 2012/13, a agência do governo norte-americano estima consumo de 1,83 milhões de sacas, um aumento de cerca de 10% ante a safra anterior. Em fevereiro, a Vicofa havia dito que a produção de café sofreria um declínio de 15% a 20% no próximo ano em função de condições climáticas adversas no país. No entanto, as previsões para o clima ficaram mais favoráveis e, agora, a estimativa é de que a produção caia 10%.
No entanto, os embarques também devem ser menores, afirmou Luong Van Tu. No acumulado de outubro até agora, o Vietnã já exportou 13,55 milhões de sacas, acima das 10,98 milhões de sacas do mesmo período do ano passado. As informações são da Dow Jones.