Cafeína não influi no desenvolvimento da hipertensão
O consumo moderado de café não tem qualquer impacto sobre a pressão arterial, mesmo durante 30 anos, dizem pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos.
Os pesquisadores examinaram dados de mais de mil homens que estudaram na Faculdade de Medicina da universidade entre 1948 e 1964. A grande maioria bebia em média duas xícaras de café por dia.
O relatório concluiu que “ao longo dos anos, o consumo de café é associado a pequenos aumentos da pressão arterial, mas aparentemente isso desempenha um papel pequeno no desenvolvimento da hipertensão”.
Os médicos consideram muito importante controlar a pressão arterial pois ela pode contribuir para o desenvolvimento de doenças cardíacas.
Riscos
Por muito tempo, havia um receio de que o consumo de café, mesmo em pequenas quantidades, poderia levar a um aumento da pressão e, talvez, provocar problemas de saúde.
Na Grã-Bretanha, as mulheres grávidas receberam recentemente uma recomendação para não beber mais de quatro xícaras de café por dia pois teme-se que muitas doses de café possam elevar o risco de abortos espontâneos.
“Beber três ou quatro xícaras de café por dia não faz mal, se a pessoa não pertencer ao pequeno grupo que tem predisposição a manifestar sensibilidade à cafeína”, disse um porta-voz da Fundação Britânica para a Nutrição.