Embrapa 39 anos: homenagens, tecnologias e lançamentos para a agropecuária sustentável

25/04/2012 
  
No ano em que o Brasil recebe a Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (Rio+20), a tônica das comemorações dos 39 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é a sustentabilidade. Na programação dos dias 24 (terça-feira) e 25 (quarta-feira) de abril, a Empresa vai mostrar, em Brasília, uma visão moderna e coerente para o futuro da agricultura no contexto da economia verde e do desenvolvimento sustentável.


O chefe-geral da Embrapa Amapá, Silas Mochiutti participará da programação. Ele ressalta que as três grandes linhas de pesquisas atualmente em execução no Amapá são agricultura familiar, aquicultura e pesca e recursos florestais. “Estas linhas contemplam pesquisas e ações de transferência de tecnologia voltados para temas como criação de peixes, manejo de recursos pesqueiros, manejo de produtos madeireiros, de produtos não-madeireiros (destaque para açaí, castanha, andiroba, cipó-titica), melhoramento genético de feijão-caupi e sistemas de produção adequados à agricultura familiar a exemplo do Sistema Bragantino”, explicou Silas Mochiutti.


A Embrapa foi criada em 26 de abril de 1973 com a missão de viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura, em benefício da sociedade brasileira. A Empresa atua por meio de 47 Unidades de Pesquisa e de Serviços e de 14 Unidades Centrais Administrativas, e está presente em quase todos os Estados, incluindo a Unidade do Amapá que completou 30 anos em agosto de 2011.


Entre as tecnologias disponibilizadas pela Embrapa para o Amapá, estão as variedades e sistemas de produção para feijão-caupi, arroz, milho, mandioca e banana; formação e manejo de pastagens na área de cerrado; sistema de produção de leite e pasto. Silas Mochiutti também destaca os clones e sistemas de produção para cupuaçu, graviola, coco, pupunha e outras fruteiras, produção de mudas, controle de pragas e doenças, técnicas de boas práticas de fabricação, sistemas agroflorestais e agrossilvipastoris, recuperação de áreas degradadas e manejo de açaizais nativos para produção de frutos.


O 39º aniversário da Embrapa focaliza a sustentabilidade e os novos paradigmas de produção e economia verde, apresentando os temas que serão levados à Rio+20 e lançando tecnologias inovadoras. Da mesma forma, o Prêmio Frederico de Menezes Veiga 2012, que será entregue na noite do dia 25, tem como temática a agricultura na economia de baixa emissão de carbono. Os agraciados deste ano serão Carlos Clemente Cerri, pesquisador do Cena/Esalq/Usp, que desenvolve estudos sobre emissão e sequestro de carbono na agropecuária, e Mariângela Hungria, pesquisadora da Embrapa Soja (Londrina, PR), que trabalha com fixação biológica de nitrogênio (FBN) pelas plantas. A Embrapa também homenageia Paulo de Tarso Alvim (1919-2011), diretor técnico da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) entre 1963 e 1988. PhD em Fisiologia Vegetal, suas pesquisas contribuíram para aumento da produtividade dos cacaueiros e cafezais do Brasil e de países latino-americanos.


As comemorações também marcam a reinauguração da Biblioteca Edmundo da Fontoura Gastal, a exposição de soluções agropecuárias sustentáveis, a assinatura de convênios e uma série de lançamentos, como o Portal África, em parceria com a Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq); a hotpage Agro Sustentável; o perfil corporativo da Empresa no Twitter (@embrapa); além de novas tecnologias e publicações na solenidade do dia 25 de abril.


A Embrapa coordena o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA), constituído por instituições públicas federais, estaduais, universidades, empresas privadas e fundações que, de forma cooperada, executam pesquisas nas diferentes áreas geográficas e campos do conhecimento científico. No âmbito internacional, a Empresa mantém 78 acordos de cooperação técnica com mais de 56 países, 89 instituições estrangeiras, principalmente de pesquisa agrícola, além de acordos multilaterais com organizações internacionais, envolvendo principalmente a pesquisa em parceria e a transferência de tecnologia.



Dulcivânia Freitas DRT-PB 1.063/96
Breno Lobato – Mtb 9417 – MG
Embrapa Secom
 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.