Luiz Cláudio destaca em audiência a importância do café em Rondônia

06/04/2012 
  
O deputado estadual Luiz Cláudio (PTN) como presidente da Comissão de Políticas e Atividades Industriais, Comerciais, Rurais e Pesqueiras (Cpaicrp), representando a Assembleia Legislativa, participou na última sexta-feira (30) na Câmara Municipal de Cacoal da Audiência Pública do Café, promovida pela Comissão de Agricultura do Senado Federal. Na ocasião o parlamentar disse que os recursos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para a pesquisa é irrisório e que o Governo Federal não tem socorrido os produtores rurais quando o preço do café cai.


O objetivo da audiência pública foi discutir as dificuldades que envolvem o setor cafeeiro em Rondônia. Luiz Cláudio falou que é inconcebível o Mapa ter destinado para atender todo o país, apenas 15 milhões de reais para pesquisa, sendo que o Brasil é o maior produtor mundial de café. “A Embrapa está em Rondônia há 30 anos e recebeu apenas R$ 200 mil. O Mapa destinou apenas R$ 1 milhão para assistência técnica para atender o país todo. Isso é uma miséria”, criticou.


Outro ponto levantado pelo deputado na audiência pública foi a questão do fato do café não ter preço mínimo e o Governo Federal não socorrer o produtor quando falta preço de Mercado. “Muitos produtores desistem e estão substituindo a produção de café por pastagens”, alertou.


Na opinião de Luiz Cláudio, para engrandecer o setor é preciso unir todos os segmentos como os agentes financeiros, Emater, Governo do Estado, Embrapa, associações, cooperativas e produtores rurais para buscar soluções para o setor. O deputado defendeu os produtores rurais e ressaltou que como presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, está acompanhando atentamente tudo que envolve o setor. “O café em Rondônia tem sua importância tanto para o PIB estadual, como no setor social porque mantém o produtor no campo evitando o êxodo rural”, afirmou.


O parlamentar citou que o Governo do Estado vem cumprindo seu papel para para fortalecer a cafeicultura através da Emater, onde já distribuiu mudas de café, instalou Unidade Demonstrativa de Irrigação e capacitou e treinou técnicos e produtores rurais.


 


Autor: ALE/RO
Fonte: O NORTÃO

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.