CAFETERIA – Empresários de Minas Gerais apostam nas franquias

1 de abril de 2012 | Sem comentários Cafeteria Consumo

 


Projeto do Sebrae dá suporte aos empreendedores que desejam expandir negócios



Da Redação



 




Mauro Marques
Empresários de Minas Gerais apostam nas franquias


Empresários de Minas Gerais apostam nas franquias


Belo Horizonte – O sistema de franquias é uma alternativa para empreendedores que querem expandir seus negócios. Um bom exemplo é o caso da empresária Letícia Gomides, de Uberlândia (MG). Ela está vivendo o desafio de transformar seu empreendimento, o Cafeeiro, em uma rede de franquias. “Comecei movida pelo prazer de servir, que descobri na infância, em Unaí. Minha maior diversão era ajudar minha mãe no preparo do café e de quitutes”, conta.


Letícia descobriu na faculdade de Administração a vontade de se tornar empreendedora. Ao fazer o curso de barista, ela virou especialista em cafés de alta qualidade. Com o conhecimento técnico em mãos, abriu o Cafeeiro, em 2007. “Eu criei tudo, do conceito do negócio aos produtos. Minha empresa valoriza o alimento artesanal e a tradição do café do cerrado. Desenvolvi tudo com muito zelo”, diz, orgulhosa.


Atualmente, são três lojas do Cafeeiro na região. Com a expansão, Letícia sentiu dificuldade para gerir a empresa. Para ajudar na nova empreitada, a empresária buscou ajuda no Sebrae em Minas Gerais, por meio do projeto Minas Franquia, desenvolvido em 2010, em parceria com a Associação Brasileira de Franchising (ABF). “Já vendi a primeira franquia, inaugurei minha fábrica, emprego 39 pessoas e faturo R$ 1,8 milhão por ano”, diz. A taxa de franquia do Cafeeiro é de R$ 25 mil e o investimento total inicial fica entre R$ 150 mil e R$ 250 mil.


Alessandra Simões, coordenadora do projeto Minas Franquias do Sebrae em Minas Gerais, explica que o franchising é um sistema de parceria empresarial em que todos estão focados no objetivo de fortalecer uma marca. “É uma forma de expandir um negócio já testado por meio de recursos de terceiros. O ideal é que a empresa tenha, no mínimo, dois anos de existência e uma marca registrada e consolidada, mesmo que somente na região de origem”, afirma. Segundo a coordenadora, o objetivo do programa é estimular e estruturar melhor o setor no estado, além de disseminar e ampliar o acesso às informações e dar suporte aos empreendedores que desejam expandir seus negócios pelo sistema de franquias.


A ABF estima que o setor cresceu 15% em 2011, faturou R$ 86 bilhões e registrou um aumento de 10% no número de marcas e unidades. “As perspectivas apontam para um crescimento de 15% em 2012. Em Minas, pode chegar a 20%”, diz o diretor regional da ABF Minas, Aristides Newton.


O setor não está restrito às grandes marcas. As microfranquias, redes cujo investimento inicial é de até R$ 50 mil e que possuem faturamento médio mensal de R$ 30 mil, estão conquistando espaço. Dados da ABF apontam que o Brasil possui cerca de 260 redes desse tipo – com 12 mil unidades franqueadas – que correspondem a 14% do total de marcas do país. “O faturamento das microfranquias em 2010 foi de R$ 3,4 bilhões, o que corresponde a 4,6% do total do setor: R$ 75 bilhões”, destaca Newton.


Serviço:
Sebrae em Minas Gerais (31) 3379-9275

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