Projeto do Sebrae dá suporte aos empreendedores que desejam expandir negócios
Belo Horizonte – O sistema de franquias é uma alternativa para empreendedores que querem expandir seus negócios. Um bom exemplo é o caso da empresária Letícia Gomides, de Uberlândia (MG). Ela está vivendo o desafio de transformar seu empreendimento, o Cafeeiro, em uma rede de franquias. “Comecei movida pelo prazer de servir, que descobri na infância, em Unaí. Minha maior diversão era ajudar minha mãe no preparo do café e de quitutes”, conta.
Letícia descobriu na faculdade de Administração a vontade de se tornar empreendedora. Ao fazer o curso de barista, ela virou especialista em cafés de alta qualidade. Com o conhecimento técnico em mãos, abriu o Cafeeiro, em 2007. “Eu criei tudo, do conceito do negócio aos produtos. Minha empresa valoriza o alimento artesanal e a tradição do café do cerrado. Desenvolvi tudo com muito zelo”, diz, orgulhosa.
Atualmente, são três lojas do Cafeeiro na região. Com a expansão, Letícia sentiu dificuldade para gerir a empresa. Para ajudar na nova empreitada, a empresária buscou ajuda no Sebrae em Minas Gerais, por meio do projeto Minas Franquia, desenvolvido em 2010, em parceria com a Associação Brasileira de Franchising (ABF). “Já vendi a primeira franquia, inaugurei minha fábrica, emprego 39 pessoas e faturo R$ 1,8 milhão por ano”, diz. A taxa de franquia do Cafeeiro é de R$ 25 mil e o investimento total inicial fica entre R$ 150 mil e R$ 250 mil.
Alessandra Simões, coordenadora do projeto Minas Franquias do Sebrae em Minas Gerais, explica que o franchising é um sistema de parceria empresarial em que todos estão focados no objetivo de fortalecer uma marca. “É uma forma de expandir um negócio já testado por meio de recursos de terceiros. O ideal é que a empresa tenha, no mínimo, dois anos de existência e uma marca registrada e consolidada, mesmo que somente na região de origem”, afirma. Segundo a coordenadora, o objetivo do programa é estimular e estruturar melhor o setor no estado, além de disseminar e ampliar o acesso às informações e dar suporte aos empreendedores que desejam expandir seus negócios pelo sistema de franquias.
A ABF estima que o setor cresceu 15% em 2011, faturou R$ 86 bilhões e registrou um aumento de 10% no número de marcas e unidades. “As perspectivas apontam para um crescimento de 15% em 2012. Em Minas, pode chegar a 20%”, diz o diretor regional da ABF Minas, Aristides Newton.
O setor não está restrito às grandes marcas. As microfranquias, redes cujo investimento inicial é de até R$ 50 mil e que possuem faturamento médio mensal de R$ 30 mil, estão conquistando espaço. Dados da ABF apontam que o Brasil possui cerca de 260 redes desse tipo – com 12 mil unidades franqueadas – que correspondem a 14% do total de marcas do país. “O faturamento das microfranquias em 2010 foi de R$ 3,4 bilhões, o que corresponde a 4,6% do total do setor: R$ 75 bilhões”, destaca Newton.